Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: eleição, estrada Boiadeira e Licitação

Coluna ADI pelo Paraná: eleição, estrada Boiadeira e Licitação

Eleição

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, está nos Estados Unidos. Barroso atuou como observador convidado das eleições dos Estados Unidos e se reuniu com Ignacio Alvarez Gussoni, da equipe do Departamento de Cooperação e Observação Eleitoral da OEA (Organização dos Estados Americanos), para debater sobre a Missão de Observação Eleitoral nas Eleições Municipais do Brasil.

 

Estrada Boiadeira

Convênio entre Itaipu Binacional, Dnit e governo do Paraná vai garantir a realização de parte de um dos mais estratégicos projetos rodoviários do Estado, a Estrada Boiadeira. O trecho liga os municípios Icaraíma (Porto Camargo) e Umuarama (Serra dos Dourados), no noroeste do Paraná, e deve estar pronto até o início de 2022.

 

Licitação

O Senado deverá votar esta semana projeto de lei que propõe a obrigatoriedade de licitação para o transporte rodoviário interestadual. Atualmente, o poder público concede a outorga do transporte interestadual para empresas privadas por meio de uma autorização simples, que não requer licitação e depende da vontade do gestor.

 

***Fake News

As grandes empresas de tecnologia se viram forçadas a adotar medidas para conter a onda de notícias falsas e informações enganosas que passaram a exercer forte influência em processos democráticos. Estudo do Intervozes identificou como Facebook, Instagram, WhatsApp, YouTube e Twitter lidam com o tema. A principal conclusão é que, apesar de avanços para inibir notícias falsas em suas plataformas, as empresas não estruturaram o assunto em seus termos de uso.

 

***Escola cívico-militares

O presidente da Acesap (Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio da Platina), Nelson de Camargo, manifestou defesa vigorosa a favor da implantação do modelo de escolas cívico-militares: “Não podemos permitir que as futuras gerações não tenham valores como civismo, patriotismo,  não amem suas famílias”.

 

Candidaturas

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou nas eleições deste ano um aumento de 60,4 mil pedidos de registros de candidatura em comparação com o pleito de 2016. Desta vez, foram 557.342 pessoas com desejo de serem candidatos a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Desses, 528.421 tiveram suas candidaturas aceitas pela Corte eleitoral.

 

Fogo cruzado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, encontra-se mais uma vez em uma espécie de fogo cruzado no governo. De um lado, tem que se desviar das balas atiradas pelo colega Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e, de outro, de membros do Congresso. Alguns afirmam que Guedes perdeu o prestígio com o presidente Jair Bolsonaro e que ele pode sair do governo neste ano ou ao longo de 2021.

 

STJ

O desembargador Ney Bello, do TRF1, é o favorito a liderar a lista do Superior Tribunal de Justiça para a vaga do ministro Napoleão Maia. O longo rol de padrinhos políticos com influência junto a magistrados da Corte é um dos trunfos dele. Além de Bello, há outros nomes cotados: os desembargadores Aluísio Mendes (TRF2), Paulo Sérgio Domingues (TRF3) e Cid Marconi (TRF5).