Opinião

Coluna ADI pelo Paraná: cidade amiga, lista da CPI e 5º mais imunizado

Coluna ADI pelo Paraná: cidade amiga, lista da CPI e 5º mais imunizado

Cidade amiga

A deputada federal Leandre (PV-PR) esteve na sede da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) para uma reunião sobre a expansão do Programa Cidade Amiga do Idoso no Estado do Paraná. O programa Cidades Amigáveis às Pessoas Idosas da OMS possui estratégias locais, abrangendo várias frentes da sociedade para preparar os municípios e garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento.

 

Cidades amiga II

A reunião contou com a participação da representante da Opas e da OMS no Brasil, Socorro Gross, e do secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Ney Leprevost. O secretário Ney designou uma equipe que irá percorrer as regionais da Sejuf para sensibilizar os municípios para a adesão ao programa. Ele estabeleceu meta de até o fim do ano ter alcançado pelo menos 80% das cidades paranaenses.

 

Lista da CPI

Deputadas(os) federais Aline Sleutjes (PSL), Gleisi Hoffmann (PT) e Paulo Eduardo Martins (PSC), todos paranaenses, são citados na lista que investiga a atuação de políticos na disseminação de fake news sobre a pandemia. A lista organizada pela CPI da Covid tem o nome de políticos, ministros do governo, deputados e senadores.

 

Ritmo acelerado

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou a vacinação contra a covid-19 em Guaíra. A estratégia de imunização acelerada da fronteira foi iniciada no último fim de semana. A cidade recebeu 5.450 doses no primeiro pacote extra de imunizantes. “Além de acelerar o ritmo da vacinação nos municípios de fronteira, o objetivo é ampliar a barreira contra as variantes do coronavírus”, disse Beto Preto.

 

5º mais imunizado

O Paraná é o 5º estado que mais imunizou no País. Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde junto aos 399 municípios mostra que 304 (76%) municípios paranaenses estão vacinando o público em geral na faixa dos 30 a 39 anos. Apenas Foz do Iguaçu (28 anos) e Paranaguá (22 anos), estão mais adiantadas, a primeira por conta da estratégia de controle de variantes na fronteira.

 

Contas as variantes

As vacinas contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech e de Oxford-AstraZeneca oferecem boa proteção contra a variante delta após a aplicação da segunda dose, revelou um estudo publicado na revista científica New Englad Journal of Medicine. Os resultados mostraram que após as duas injeções, a eficácia do imunizante da Pfizer foi de 88% contra casos sintomáticos e a do fármaco de Oxford, 67%. O Ministério da Saúde já confirmou 135 pacientes infectados com a cepa.

 

Confiantes

Os 30 setores industriais analisados pela Confederação Nacional da Indústria, em julho, estão confiantes na economia e na situação de suas empresas. Esse foi o terceiro mês consecutivo em que esse índice de confiança permaneceu acima dos 50 pontos para todos os setores. O indicador varia de 0 a 100, sendo 50 pontos a linha de corte entre um cenário positivo e negativo.

 

***Conectividade

Em ofício ao Ministério da Educação, a Frente Nacional de Prefeitos pede à RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) o compartilhamento da infraestrutura necessária para a conectividade com as escolas públicas da educação básica. O censo escolar aponta que a internet banda larga não chegava a 15 mil escolas urbanas em 2019. Em 2020, cresceu para 17,2 mil. Durante a pandemia, muitas redes de ensino não conseguiram começar o ano letivo neste ano de forma presencial, aplicando o ensino remoto ou presencial.