Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Sistema de educação

O Senado Federal, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que trata da criação do Sistema Nacional de Educação (SNE). O senador Flávio Arns é o autor da proposta de criação do Sistema Nacional de Educação (SNE). O sistema consiste na criação de uma estrutura de governança democrática, com representação paritária de todos os entes da Federação, para aumentar o espaço de participação dos estados, DF e municípios na elaboração das políticas nacionais de educação.

 

SNE

O SNE já está previsto na Constituição Federal, que dispõe sobre a criação, por meio de lei complementar, do regime de colaboração entre os sistemas de ensino da União, estados, DF e municípios. “Criar o SNE é uma resposta para a sociedade, uma mensagem aos brasileiros e brasileiras para que não percam as esperanças na educação, para que continuem perseguindo seus objetivos de vida na busca do ensino e do conhecimento”, completou.

 

Georreferenciamento

O deputado federal, Toninho Wandscheer (PROS), esteve na sede do Incra em Brasília, onde foi recebido pelo diretor de Desenvolvimento e Consolidação de Projetos de Assentamento, Giuseppe Vieira. Na pauta, eles trataram de verbas para o processo de georreferenciamento nos assentamentos do Paraná. A ação é um dos requisitos para titulação de terras.

 

Hospital de Londrina

O governador Ratinho Júnior (PSD) anunciou que o Governo do Estado vai ampliar a estrutura da pediatria de Londrina para atender mais paranaenses da região. O Complexo de Pediatria Oncológica do Hospital de Londrina terá todos os serviços necessários para o atendimento completo à criança e ao adolescente, como consultórios médicos pediátricos, unidades de internação, UTI infantil com leitos e isolamentos, serviço de quimioterapia, brinquedoteca, sala de conforto, sala de estudos, refeitório e sala de serviços multidisciplinares.

 

Recursos

A deputada federal, Luísa Canziani (PSD), esteve em Brasília para uma reunião no FNDE para tratar da liberação de recursos para a compra de tablets para as escolas da zona rural. Em suas redes sociais, a deputada disse também ter participado de uma reunião produtiva no MEC, onde houve a liberação de recursos para a construção de uma quadra no campus Apucarana da UTFPR.

 

Comunicação assistida

“A secretária de Educação de Londrina, Maria Tereza, e a vereadora Flávia estiveram presentes nas reuniões, nelas fizemos questão de tratar sobre a implantação do curso “Tecnologia em Comunicação Assistiva” no campus de Cornélio Procópio e solicitar 8 vagas de docentes e 4 vagas de técnico-administrativos para o curso”. O curso superior de Tecnologia em Comunicação Assistiva (Libras e Braille) é o primeiro e único, até o momento, ofertado por uma Instituição Federal de Educação Superior – IFES.

 

Vacinação

O Paraná é um dos 5 estados em que a vacinação alcançou a maior cobertura populacional.  Após mais de 700 dias de pandemia, quase nove milhões de paranaenses estão vacinados. “Essa vitória só foi possível graças à grande adesão da população paranaense e à criação de uma das maiores forças-tarefas de logística do Estado, para armazenamento e distribuição de vacinas em tempo recorde”, afirma o governador Ratinho Junior (PSD).

 

Em queda

Os números da pandemia de Covid-19 no Brasil continuam em queda. Dados apontam que a média móvel de mortes está em 303,9, um recuo de 29,3% em comparação com duas semanas atrás. Já são 24 dias consecutivos que a curva apresenta diminuição. A média de casos está em cerca de 38.000, índice 6,8% menor em relação há catorze dias, o que indica estabilidade. A taxa não apresenta alta há 34 dias.