Opinião

Coluna ADI: Efeito pandemia, Eleito, Pede para sair

Eleito

O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) será eleito, de forma unânime, nesta terça-feira (7), o 5º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O cargo ficou vago depois de o deputado Marcel Micheletto (PL) assumir a chefia da Secretaria de Administração e Previdência.

Pede para sair

Não está nada boa a relação entre o deputado Coronel Lee (PSL) e o secretário Coronel Rômulo Marinho Soares (Segurança Pública). A refrega agora é a entrega de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos policais militares. “Se não entende nada de segurança, pede para sair”, disse Coronel Lee na sessão de segunda (6).

Novas datas

A deputada Maria Victória (PP) disse que é positivo o adiamento das eleições municipais para 15 e 29 de novembro. “Essa definição é positiva pois o impasse para o calendário eleitoral na disputa dos municípios trazia muitas dúvidas. É importante lembrar que, se caso um município ou estado não apresentar condições sanitárias para realizar as eleições em novembro, o Congresso poderá editar um decreto legislativo designando novas datas. Vamos cuidar da saúde de todos e defender a democracia em prol do desenvolvimento do nosso país e em especial do Paraná”.

Balanço positivo

O deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, avalia os 100 dias de trabalho durante a pandemia. Apesar da crise sem precedentes, o balanço que é positivo. “A Assembleia se reinventou completamente para enfrentar essa ameaça. Afastamos os funcionários que integram os grupos de risco, que passaram a atuar em home office. Estamos fazendo as sessões de forma remota, preservando os deputados de riscos de contágio, que seriam muito grandes em sessões presenciais”.

Eleições em aberto

O pré-candidato do PSDB a prefeito, Edson Lau, afirmou que a eleição municipal em Curitiba marcada para 15 de novembro “está aberta”.  “O PSDB tem condições de apresentar um projeto qualificado para a cidade, sem radicalismos ou ressentimentos, mas que tenha o foco e o dinamismo que momento histórico exige”, disse o pré-candidato.  O PSDB tem condições de apresentar um projeto qualificado para a cidade, sem radicalismos ou ressentimentos, mas que tenha o foco e o dinamismo que momento histórico exige, afirma Edson Lau.

Testes liberados

A Anvisa autorizou os testes brasileiros com a vacina desenvolvida pela empresa Sinovac, sediada na China, em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. As análises devem ser testadas em cerca de 9 mil pessoas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. O imunizante é feito a partir de cepas inativas do coronavírus e o objetivo é avaliar a segurança e a eficácia na imunização contra a covid-19.

Home office

Pesquisa feita pela USP mostra que há um grande potencial de expansão do trabalho em home office no Brasil, pós pandemia da covid-19, em cargos de nível superior, gestores e professores. Segundo a pesquisa, os trabalhadores reportaram altos níveis de satisfação com seu trabalho em casa: 70% disseram que gostariam de continuar trabalhando em home office depois da pandemia; 19%, que não gostariam; e 11%, que são indiferentes.

Efeito pandemia

Dados do Caged/Ministério da Economia mostram que entre março e maio foram cortados 94.450 vínculos com carteira assinada no Paraná, com impacto mais relevante no setor de serviços (-47.326), comércio (-25.565) e indústria (-21.286). Apenas em maio, o estado perdeu 23.856 empregos e o resultado acumulado do ano já é e 47.696 empregos a menos. Mesmo assim, o Paraná teve menos demissões do que Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo de 2020.