Educação

Colégio Auxiliadora promove projeto de literatura infantil

Tenda literária foi montada no pátio para a realização de atividades

A “contação de histórias” é uma das práticas mais remotas da humanidade. O ser humano conta vivências desde o desenvolvimento das habilidades de comunicação e da fala. Elas promoviam, e promovem, momentos de união, confraternização, trocas de experiências, além de ajudar a passar o tempo e a vencer o tédio.

As narrativas despertam a imaginação, as emoções, o interesse, as expectativas… ouvir uma história e/ou contá-la e recontá-la é uma maneira de preservar as culturas, os valores e compartilhar o conhecimento.

O primeiro contato da criança com o texto, geralmente, é por meio dos contos apresentados, oralmente, por pais e familiares. Eles podem ser contados em diversas ocasiões, como, por exemplo, ao acordar, durante uma tarde chuvosa, antes de dormir, preparando-se para um sono tranquilo e restaurador. Essa prática é extremamente importante, é o início do processo de aprendizagem.

Com estes objetivos, a coordenação e as professoras do período integral criaram uma tenda literária, espaço onde os alunos participaram de momentos de contação e encenação de contos tradicionais da literatura infantil.

Ouvir histórias desenvolve o pensamento crítico e oferece para as crianças a possibilidade de conhecer um mundo encantador, mas, também, cheio de conflitos e dificuldades que precisam ser enfrentados.