Policial

Cinzas do corpo de australiano morto no Rio serão lançadas na Tasmânia

RIO – O corpo do australiano Rye Hunt, de 25 anos, que morreu no Rio, será cremado, e as cinzas serão lançadas na Tasmânia, sua terra-natal. A informação foi divulgada num comunicado da família à imprensa. Segundo o documento, o tio, Michael Wholohan, e a namorada do jovem, Bonnie Cuthbert, vão levar as cinzas para Austrália na próxima quarta-feira.

“O corpo de Rye foi oficialmente entregue à família no Rio de Janeiro e transportado para uma casa funerária. Rye já havia deixado claro seu desejo de ser cremado e de ter suas cinzas para ser espalhadas em seu estado natal na Tasmânia”, diz o texto.

Nesta segunda-feira, a Polícia Civil faz coletiva de imprensa sobre o caso. O corpo do australiano foi encontrado no último dia 8, na orla de Maricá. Ele estava desaparecido desde o dia 21 de maio, quando, segundo a polícia, teve um surto psicótico. Um pescador confirmou ter visto Rye na Ilha de Cotunduba, localizada a cerca de 900 metros da Pedra do Leme no dia 22. Ele disse que o estrangeiro estava com vários ferimentos e parecia “transtornado”: queria água e dizia que havia chegado ao local nadando. Apesar disso, não teria pedido ajuda para ir embora.

Após o corpo do rapaz ter sido encontrado, a namorada dele disse que amor dos dois “permanecerá para sempre”.

De acordo com a Polícia Civil, foram feitos exames antropológicos (sexo, idade, ancestralidade), sobreposição de imagens fotográficas, comparações radiográficas e em radiogramas. No entanto, segundo a polícia, não foi possível determinar a causa da morte, devido ao avançado estado de decomposição do corpo.

AUSTRALIANO DESAPARECEU APÓS SURTO PSICÓTICO

Segundo investigadores, Rye e o também australiano Mitchell Sheppard, de 22 anos, com quem chegou ao Rio em 16 de maio, usaram uma droga conhecida como MDMA. Os dois a consumiram no hostel Lapa Design na noite do último dia 20. Depois, foram a uma festa na casa noturna Raízes da Lapa, onde, de acordo com o dono do estabelecimento, tiveram um surto psicótico.

Rye e Mitchell retornaram ao hostel exaltados, de acordo com um vigilante. Eles teriam ficado com receio de entrar no quarto compartilhado no qual estavam hospedados. Foi necessário chamar a PM para que se acalmassem.

Depois que acordaram, ambos decidiram antecipar a saída do Rio, eles seguiriam para a Bolívia. No aeroporto, enquanto tentavam trocar as passagens, Rye, ainda em surto, acreditou que Mitchell estaria tentando matá-lo e fugiu para Copacabana, onde alugou um apartamento. De lá, ele partiu para a Ilha de Cotunduba, onde foi visto pelo pescador.