Cotidiano

Cinco fatos que vão mexer com o mercado na semana

SÃO PAULO – Depois de uma semana positiva para os mercados financeiros locais, os investidores devem ficar atentos às notícias que podem influenciar o andamento da economia e, consequentemente, no seu bolso. No exterior, as atenções estarão voltadas não só às novas medidas administrativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas principalmente à decisão do comitê de política monetária (Fomc, na sigla me inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que na quarta-feira faz seu anúncio sobre as perspectivas para as taxas de juros.

? O juro deve ser mantido nos EUA, mas o mais importante é o recado que o Fomc vai passar. Se sinalizar ainda um processo de alto gradual, isso é positivo para os mercados de emergentes ? disse Pablo Spyer, diretor da Mirae Asset, lembrando que o PIB americano em 2016 cresceu um pouco menos que o esperado.

Outro fato importante, ainda nos EUA, será a divulgação de números sobre o mercado de trabalho, na quinta. Internamente, a maior preocupação é com a homologação da delação premiada dos executivos da Lava-Jato, que deve ocorrer até terça. A semana ainda tem a divulgação dos dados do setor público e o balanço do Bradesco referente ao quarto trimestre.

TERÇA-FEIRA: BC divulga o balanço das contas do setor público em 2016

BANCO CENTRAL.jpgNesta terça-feira, dia 31, o Banco Central divulga aqui os dados das contas do setor público consolidado, que inclui União, Estados, municípios e estatais referentes ao mês de dezembro e a todo o ano de 2016. É nesse relatório que aparece como está o déficit primário do governo, ou seja, o quanto as despesas estão acima das receitas, mesmo sem incluir os gastos com juros da dívida. A relação entre a dívida e PIB é outro item importante dessa divulgação.

ATÉ TERÇA-FEIRA: Supremo deve homologar delações da Odebrecht

INFOCHPDPICT000063104813

Até terça, 31, último dia do recesso do Poder Judiciário, é esperado que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, faça a homologação das delações premiadas dos executivos da Odebrecht. A depender do conteúdo, há o temor de que essas denúncias possam atingir o alto escalão do governo e isso atrapalhar a aprovação de medidas econômicas, o que seria ruim para a retomada da economia e teria impacto nos mercados financeiros.

QUARTA-FEIRA: BC dos EUA divulga decisão sobre juros

USA-FED_

Fed divulga decisão sobre os juros nos EUA Na quarta, dia 1, o comitê de política monetária americano anuncia a decisão sobre juros. A expectativa é que a taxa seja mantida na faixa de 0,5% a 0,75%, mas o mais importante será o conteúdo do comunicado.
Bradesco apresenta seus resultados de 2016

QUINTA-FEIRA: Bradesco divulga balanço de 2016
2016_905995474-2016_905903000-m554970.jpg_20160428.jpg_20160429.jpg

Na quinta, dia 2, o segundo maior banco privado do país divulga o seu lucro no quarto trimestre e no acumulado de 2016. Os números devem vir abaixo dos de 2015, devido à crise econômica e ao menor apetite por crédito. Importante também ficar atento aos dados sobre inadimplência para saber se os atrasos continuam a crescer.

SEXTA-FEIRA: EUA divulgam dados de mercado de trabalho

264174860_1-4.jpg

Na sexta, dia 3, serão conhecidos os dados do mercado de trabalho nos Estados Unidos, com a divulgação do relatório de folha de pagamento, que traz informações sobre geração de novas vagas e rendimentos. A criação de vagas acima do esperado ou um aumento dos rendimentos dos trabalhadores poderia ter efeito negativo nos mercados emergentes. Diante de sinais de fortalecimento da economia americana, o Fed teria margem para acelerar a alta de juros, levando investidores globais a realocar recursos em títulos do Tesouro americano.