Policial

Cense completa um ano com mais segurança

O novo prédio no Bairro Veneza, em Cascavel, foi inaugurado em março de 2018

Foto: Aílton Santos
Foto: Aílton Santos

A nova unidade do Cense I (Centro de Socioeducação) acaba de completar um ano de funcionamento. O novo prédio no Bairro Veneza, em Cascavel, foi inaugurado em março de 2018, mas começou a funcionar efetivamente em julho, pois foi necessária a ampliação da equipe já que a capacidade de atendimento dobrou, passando de 20 para 40 adolescentes.

Além do aumento da capacidade, o conforto e a segurança são os maiores avanços apontados pelo diretor da unidade, Jeferson Luis Boss. “Essa estrutura foi projetada para atender os adolescentes, enquanto a antiga era apenas adaptada. Então aqui existem diversos portões de segurança que separam as alas e existem alas específicas para cada atividade. Além da segurança para os adolescentes, os funcionários também estão mais seguros para desempenhar o trabalho”, garante Jeferson.

A atual estrutura é organizada por blocos setorizados dedicados a saúde, educação, atendimentos e alojamento.

Outra questão destacada por Jeferson é a possibilidade de realização de audiências com os adolescentes por meio de videoconferência,

Atendimentos

No Cense I o atendimento e o abrigo de adolescentes é apenas temporário, podendo chegar a 45 dias no máximo. Depois disso, caso a Justiça determine a internação, o adolescente é transferido para o Cense 2, que fica ao lado. Nos dois locais são atendidos apenas meninos.

Nesse primeiro ano foram atendidos 240 adolescentes na nova estrutura. Atualmente, 19 jovens estão no local.

Já no Cense 2 foram atendidos 146 adolescentes nesse mesmo período, mas a rotatividade é menor, pois o local é de internamento. São 55 jovens internados no momento.

Prédio antigo

Ainda de acordo com Jeferson, o antigo prédio que abrigava a unidade passa por readequações e em breve deve ser anunciada a nova destinação da estrutura.