Policial

Cascavel registra maior número de mortes no trânsito dos últimos cinco anos

Cascavel registra maior número de mortes no trânsito dos últimos cinco anos

A Semana Nacional de Trânsito de Cascavel começa com uma triste realidade: de janeiro até o dia 21 de Setembro deste ano já foram registradas 43 mortes no perímetro urbano da cidade. Esse é o maior número de mortes dos últimos cinco anos segundo o levantamento de óbitos no trânsito feito pelo Jornal Hoje News.

ANO   MORTES

2017    42

2018    34

2019    26

2020    26

2021    43

 

As atividades da semana de trânsito foram abertas oficialmente pelo prefeito Leonaldo Paranhos e pela Transitar nessa segunda-feira (20), em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida buscando conscientização para mudança do atual cenário do trânsito.

“É com amor à vida que damos abertura à Semana Nacional de Trânsito”, disse o prefeito Leonaldo Paranhos ao abrir oficialmente o calendário de atividades educativas para um trânsito mais seguro, que serão desenvolvidas em Cascavel até sábado (25).

Durante a semana, de 80 a 100 crianças do 5º ano, de oito escolas municipais, participarão diariamente das ações no espaço em frente à Catedral, onde há um circuito educativo e lúdico para aprender as regras de trânsito.

O espaço também conta com diversas ações para todos os modais.

Durante o evento de abertura o major Amarildo Ribeiro, do 4º Grupamento de Bombeiros, que coordena o Cotrans/PVT (Comitê Intersetorial de Prevenção e Controle de Acidente de Trânsito no Município de Cascavel), se manifestou sobre a realidade do trânsito da cidade. “Na via pública, o que notamos, apesar de tudo o que estamos fazendo, é que estamos enxugando gelo. Estamos trabalhando rotineiramente, com ações, com projetos de melhoria viária, mas estamos entristecidos, pois as estatísticas de sinistros, mortes e sequelas por trauma só crescem. Concluímos que há falta de respeito, empatia e responsabilidade do cidadão, seja ele motorista, pedestre, motociclista ou ciclista. Em todos os modais precisamos enxergar no outro os mesmos direitos, porque só mudaremos a nossa realidade quando houver respeito”, concluiu o major Amarildo Ribeiro.

A presidente da Transitar, Simoni Soares, deu destaque ao importante trabalho periódico e integrado de todos os órgãos que compõem o trânsito em Cascavel. “Nós tratamos o trânsito como segurança viária, onde todos participam dele. A fiscalização tem caráter pedagógico, necessário quando as ações educativas não são absorvidas pelos condutores, sendo que o objetivo do Órgão Municipal de Trânsito é a mudança cultural e comportamental dos usuários da via pública” enfatizou.

Nesta semana também foram anunciados os projetos “Multa Gentil” e “Aprendendo com Agente”, todos voltados à educação de trânsito, paralelamente à realização, nesta quarta-feira (22), do pregão que prevê investimento superior a R$ 3 milhões em sinalização horizontal, atendendo a uma demanda reprimida em bairros, binários e vias com maior número de acidentes.

Nessa semana também foram anunciadas a criação da EPMT (Escola Pública Municipal de Trânsito), dos Projetos “Multa Gentil” e “Aprendendo com Agente”.

O Projeto “Multa Gentil” enviará uma notificação parabenizando os condutores que forem flagrados praticando um ato gentil.

O Projeto “Aprendendo com Agente” visa aproximar os condutores em formação e o órgão municipal de trânsito. Serão formados Agentes de Trânsito Educadores para ministrar aulas em CFCs, sem custos adicionais, agregando um conteúdo embasado em um novo conceito de trânsito.