Policial

Câmara estuda projeto para fiscalizar empresas

O número crescente de assaltos e arrombamentos que tanto assusta a população também levantou a preocupação do Poder Legislativo

Cascavel – O número crescente de assaltos e arrombamentos que tanto assusta a população também levantou a preocupação do Poder Legislativo. Para debater o problema, a Comissão de Segurança Pública da Câmara de Vereadores promoveu na noite de terça-feira uma audiência pública sobre a segurança nos estabelecimentos comerciais e residências.

O principal ponto de discussões do encontro foi em relação a empresas de segurança privada e monitoramento. A audiência foi convocada pelo vereador e membro da comissão Jorge Menegatti, que estuda propor um Projeto de Lei para regulamentar e fiscalizar o trabalho destas companhias no município.

Durante a audiência foi debatida a forma de atuação e verificado que há um grande número de reclamações, principalmente de vizinhos dos locais atendidos por estas empresas em relação ao acionamento de alarmes. Demora na verificação da situação e o barulho produzido pelos equipamentos são as principais queixas registradas.

“Verificamos que não há uma fiscalização para este tipo de ramo de atividade. Agora será estudada a possibilidade de se propor uma legislação específica para regulamentar o serviço no município”, salienta o vereador Nei Haveroth, que preside a Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara.

“Foi discutido com os representantes das empresas sobre as dificuldades enfrentadas. Nota-se que há um grande número de reclamações sobre os alarmes. É preciso fiscalizar a qualidade dos equipamentos, disparos sem necessidade, alarme muito alto, entre outros pontos”, complementa o vereador.

A audiência contou com a participação do delegado Celso Mochi, da Polícia Federal, cujo órgão é responsável por autorizar o funcionamento de empresas de segurança privada. Mochi garante que o processo de autorização é rigoroso e que a PF fiscaliza para que não haja firmas irregulares atuando na cidade.