Policial

Câmara dos Deputados aprova criação da 4ª Vara Federal em Cascavel

Agora, proposta só depende da apreciação do Senado e implantação no STJ

Cascavel – Uma vitória importante e que há tempos era esperada pelos cascavelenses. Foi votado e aprovado na quinta-feira (27) na Câmara dos Deputados em Brasília, o projeto de lei 8318/2014 do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que cria a 4ª Vara Federal Criminal em Cascavel. Agora o projeto segue para apreciação do Senado e, caso aprovado, volta para o STJ para implantação de acordo com a previsão orçamentária.

A conquista foi comemorada pela comitiva cascavelense que acompanhou a votação na capital federal. Dentre os representantes estava o juiz federal Leonardo Cacau Santos La Bradbury.

“Isso se deu graças à atuação da bancada paranaense. Agora o próximo passo é a aprovação no Senado, vamos trabalhar para que isso ocorra o mais breve possível”, afirma.

A Vara Criminal Federal mais que necessária. Segundo levantamento feito no início do ano passado, pelo menos dois mil processos criminais se acumulavam entre a primeira e a segunda vara.

“Existem levantamentos indicando que para se justificar o pedido de uma nova unidade seriam necessários mil processos acumulados, em Cascavel ela é mais que justificável”, segue o juiz.

Entre as atuações previstas estão questões bastante peculiares a crimes de fronteira, frequentes e constantes na região de Cascavel, como o combate ao contrabando, ao descaminho, ao tráfico de drogas e de armas.

“Vai ser uma vara contra a impunidade, tendo em vista que se trata de uma demanda que cresce muito e que está acumulada. Esta a ser criada será especializada em competência criminal, com isso teremos um maior combate aos delitos”, reforça o juiz.

Projeto

A nova unidade judiciária será implantada na área de jurisdição do TRF4(Tribunal Regional Federal da 4ª Região) de Porto Alegre. O projeto de lei indica a criação de um cargo de juiz federal, um para juiz substituto, 13 cargos de analista judiciário, quatro para técnico judiciário, um em comissão e 13 funções comissionadas.

(Com informações de Juliet Manfrin)