Policial

Cachorro atingido por bala perdida pode não precisar amputar pata

RIO – O cãozinho Sheik, vira-lata que foi resgatado pela Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) após ser atingido por uma bala perdida no Jacarezinho, pode não precisar amputar a pata. De acordo com a presidente da Suipa, Izabel Nascimento, ele passou por uma cirurgia.

– Foi colocado um fixador externo. Foi uma tentativa para o Sheik não perder a pata. Caso não funcione, aí teremos que amputar. Vamos torcer que corra tudo bem – disse a presidente do órgão.

Segundo Izabel Nascimento, Sheik perdeu muito sangue ao ser atingido pela bala, que não ficou alojada, e está anêmico. Como a instituição está sem ambulâncias — uma está na oficina mecânica, após ser praticamente depenada após um assalto, e a outra foi roubada semana passada — o animal foi levado para sede da Suipa por moradores, dentro de um carrinho de mão.

Em 2002, uma fêmea de jabuti foi atingida por bala perdida, durante um confronto entre traficantes no Morro do Cantagalo, em Copacabana. O tiro perfurou seu casco e ficou alojado na pata traseira, deixando o bicho sem os movimentos dos membros posteriores.

Tratada em uma clínica veterinária, a tartaruga voltou a andar, mas com a ajuda de um “aparelho”. Na ocasião, a veterinária Eliane Jessula colou, com esparadrapo, duas rodinhas de mesa de televisão embaixo do casco, na parte traseira do animal. A engenhoca, no entanto, só permitia que a jabuti realizasse passeios em terrenos planos. Mas garantiu que ela tivesse alguma mobilidade.