Policial

BPFron mapeia mais de 300 portos clandestinos em três anos

Estes pontos são usados para o transbordo de produtos contrabandeados

Mal. Rondon – Com quase quatro anos de autuação, o BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), sediado em Marechal Cândido Rondon, conseguiu mapear mais de 300 portos, ao longo de 16 municípios banhados pelo Lago de Itaipu, entre Foz do Iguaçu e Guaíra. Estes pontos são usados para o transbordo de produtos contrabandeados.

Apenas em 2015, a unidade registrou a apreensão de 38 embarcações utilizadas para o transporte de ilícitos, principalmente cigarros. Os dados foram divulgados ontem pela Polícia Militar, quando foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Contrabando.

Inaugurado em 2012, o BPFron atua em 139 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Estado, com ações voltadas, principalmente, à segurança na região de fronteira.

Em todo o ano passado, o Batalhão de Fronteira fez aproximadamente 350 apreensões de contrabando, somando 2,1 mil volumes. Também foram apreendidos pelas equipes 434 mil pacotes de cigarros. O batalhão ainda tirou de circulação 458 veículos, 111 roubados e 347 envolvidos com transporte irregular de mercadorias.

Em 2015, o BPFron registrou 260 ocorrências envolvendo drogas, resultando na apreensão de 5,8 toneladas de maconha, sete mil unidades de ecstasy, 5,4 mil comprimidos de medicamentos, além de 79 armas. Foram abordados cerca de 17,1 mil veículos e 71 mil pessoas. Destas, 680 acabaram detidas.

No mesmo período, foram mais de três mil ônibus vistoriados, veículos estes muito utilizados para o tráfico de pequenas quantidades de drogas.

“Temos sempre uma equipe específica para abordar os ônibus de uma forma pontual. Essas atividades contam com parcerias com o Exército e a Receita Federal”, disse o comandante do BPFron, major Adauto Nascimento Giraldes.