Policial

Bike com segurança

Sem itens básicos de segurança de iluminação para andar à noite na rodovia, um ciclista acabou morto na BR-163, em Guaíra, na noite de domingo. De acordo com a polícia, ele seguia pela pista de rolamento e não foi visto pelo motorista de um Uno, que o atingiu em cheio. O homem, de 40 anos, morreu na hora e a bicicleta ficou retorcida.

Em toda a região, há crescente de pessoas usando bicicleta como meio de transporte e a preocupação é com relação ao uso correto de equipamentos de segurança, principalmente para tráfego noturno em rodovias. “São itens básicos, que estão previstos no CTB [Código de Trânsito Brasileiro]. O capacete, que é fundamental, sinalizador atrás e na frente, lanterna ou farol, refletores que ficam aro da roda, para fazer uma sinalização frontal, traseira e também lateral”, explica o presidente da Associação de Ciclismo de Cascavel, Nilton Carlos Rodrigues.

A roupa também precisa ser refletiva, de preferência: o mais colorida possível para que o ciclista seja visto por quem trafega com outros veículos, e também pelos pedestres. “Um caso desse é uma tragédia, mas também consideramos que os ciclistas trafegam de forma pouco prudente, até mesmo na ciclovia em Cascavel, onde a velocidade máxima deveria ser de 10 km/h, alguns andam a 30 km/h”, lamenta.