Educação

Bate e Rebate, com participação de professora de Jornalismo, fala sobre fake news

O juiz de Direito da Comarca de Ubiratã, Dr. Ferdinando Scremin Neto, também trouxe sua visão para o debate

O programa Bate e Rebate da Catve, apresentado pelo jornalista Carlos Moraes e exibido no último sábado (10), tratou sobre Política e Jornalismo com o tema Eleições x Fake News – um assunto que já está em destaque antes mesmo do início da campanha presidencial.

Para tratar sobre o tema, o programa contou com a presença do juiz de Direito da Comarca de Ubiratã, Dr. Ferdinando Scremin Neto, e da Jornalista e professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG, Julliane Brita. "A discussão sobre fake news é bastante atual, principalmente por nos aproximarmos de eleições que já podem ser consideradas as mais conectadas de todos os tempos. Entretanto, desde sempre boatos e fofocas permearam a troca de informações, o que temos agora é a potencialização disso por conta dos meios digitais. Para os comunicadores, é uma oportunidade de exercitar a checagem de dados e construir a própria credibilidade em rede – algo fundamental aos jornalistas. Para o público, deve aumentar a noção da responsabilidade cidadã que devemos ter. Afinal, somos todos responsáveis pelo que compartilhamos", defendeu a professora.

Enquanto a gravação do programa era realizada, os acadêmicos do 1º período de Jornalismo da FAG assistiram ao programa dos bastidores e aproveitaram para conhecer a parte técnica e operacional da emissora, sentindo um pouco como é o dia a dia da futura profissão. "Essas lições e outras de bastidores também foram fundamentais aos alunos do primeiro período de jornalismo, que acompanharam a gravação do programa. O tema por si só já é bastante pertinente e vai fazer parte da programação de aulas deles, e a aula em estúdio faz parte de algo que priorizamos no curso: o dinamismo na aprendizagem", encerra Julliane.