Policial

Bancos devem apresentar plano de segurança de caixas eletrônicos

Tema foi discutido entre representantes de bancos, da Sesp e forças de segurança

Curitiba – As instituições bancárias devem entregar à Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública), até o fim de dezembro, um cronograma para a instalação de dispositivos de segurança em caixas eletrônicos.

O prazo para instalação dos equipamentos é até junho de 2016. O tema foi discutido em reunião nesta terça-feira (1º) entre representantes dos bancos, da Secretaria e das forças de segurança do Paraná.

“Os bancos têm que ajudar no combate a essa atividade criminosa, uma vez que a maioria dos caixas eletrônicos não dispõe de qualquer dispositivo de segurança, o que os tornam alvos fáceis de organizações criminosas”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita.

Desde que foi criada a força-tarefa, há um ano, para combater a ação das quadrilhas especializadas em explosões de caixas eletrônicos, a Secretaria e as instituições bancárias se reúnem para discutir mecanismos com o objetivo de reduzir a atividade criminosa.

As forças de segurança do Paraná que atuam na força-tarefa concluíram que os caixas eletrônicos que não contam com dispositivos de segurança são os principais alvos dos criminosos, enquanto que aqueles com algum tipo de dispositivo, como fumaça e sirene, não sofrem a ação das quadrilhas.

O secretário ressaltou a iniciativa da Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto, em São Paulo, que aprovou uma lei que obriga as instituições a instalar um sistema de nebulização – que produz fumaça – para reduzir a visibilidade do local e inibir a ação de criminosos que tentam explodir terminais de autoatendimento.

Somente em 2015, a força-tarefa prendeu quase 90 pessoas suspeitas de envolvimento com explosão de caixas eletrônicos. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Maurício Tortato, e o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis, destacaram as ações conjuntas entre as duas polícias, que têm resultado na prisão de quadrilhas especializadas em explosão de caixas eletrônicos.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)