Educação

Aulas no Sistema híbrido começam só em 1º de março

Na semana que vem, o que haverá será um grande reforço escolar na rede estadual de ensino, revendo conteúdos prioritários de 2020

Aulas no Sistema híbrido começam só em 1º de março

Curitiba – A Seed (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) informou ontem que o início do ano letivo no sistema estadual está mantido para o dia 18 de fevereiro, porém, o sistema híbrido, com aulas presencias e remotas, começa somente no dia 1º de março.

Na semana que vem, o que haverá será um grande reforço escolar na rede estadual de ensino, revendo conteúdos prioritários de 2020. Essa reavaliação do aprendizado vai acontecer até o fim do mês por meio do Aula Paraná por TV aberta, YouTube, aplicativo e Google Classroom, além das atividades impressas. O chamado ensino remoto.

De 18 a 28 de fevereiro, as escolas vão abrir para toda a comunidade escolar, com um espaço de treinamento para profissionais da Educação e acolhimento a pais, responsáveis e estudantes. O objetivo da ação é melhorar a compreensão da comunidade escolar acerca das medidas que serão adotadas dentro das instituições de ensino durante a pandemia. “Nosso plano já previa alguns dias de treinamento. Tivemos um pedido de mais de 2 mil diretores de mais alguns dias para prepararem as escolas com mais eficiência. Também temos a organização do transporte escolar nos municípios, cujo pagamento será antecipado neste mês. É um modelo seguro e com ensino moderno, com aulas híbridas e síncronas, com interação ao vivo”, destacou o secretário estadual de Educação, Renato Feder.

A partir de 1º de março, começará, então, o modelo híbrido, com parte dos alunos de forma presencial e os demais de casa, acompanhando as aulas de maneira remota mas em tempo real.

Em colégios onde não há conflito de turma dos anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental com o Ensino Médio em um mesmo turno, o modelo híbrido será iniciado no dia 1º. Já onde existem os dois ensinos em um mesmo período, o Ensino Médio vai iniciar as atividades presenciais apenas no dia 8 de março, obedecendo ao escalonamento e permanecendo mais uma semana no Aula Paraná.

Segundo o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Nestor Werner Junior, o processo de retorno às aulas terá um controle muito rigoroso de todos os atores envolvidos no processo, com objetivo de garantir a segurança durante a pandemia. “Estamos trabalhando de maneira conjunta o tema, entendendo que o processo precisa de uma discussão ampla. Essa decisão precisa ser segura. Construímos as condições sanitárias para um retorno seguro para a comunidade escolar”, arrematou.