Educação

Aula Magna Integrada apresenta documentário de 47 anos da APAE

Produção foi iniciativa do curso de História e traz a ‘memória viva’ de diversos personagens exponenciais dessa história

Cascavel – A Universidade Paranaense – Unipar realizou uma Aula Magna Integrada para os cursos da graduação. O evento foi uma iniciativa do curso de História, a partir do documentário ‘Inclusão e Cidadania: A trajetória da Apae em Cascavel’, produzido em um projeto de extensão. São 10 horas de gravação, transformadas em 47 minutos de vídeo que contam os 47 anos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Uma parceria com a Universal Filmes.

O coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger, explica que a ideia do projeto de extensão Memória Viva é retratar, por meio de pesquisas e documentários, a história da região, e o documentário exibido nessa noite, em especial, é um presente para a Apae, resgatando sua trajetória no Brasil, com recorte para Cascavel.

A Apae passou por lutas, anos difíceis, contudo, sua história se firma pelo sentimento de amor em cada atendimento oferecido às pessoas com necessidades especiais. “Esse é um momento importante de uma bonita história, contada por várias pessoas. Posso afirmar que o envolvimento dos acadêmicos e professores da Unipar foi fundamental para contar essa história”, agradece o presidente da entidade, Evilasio Schmitz.

Cerca de mil pessoas prestigiaram o evento de lançamento do documentário, realizado no anfiteatro da Unipar, entre eles, professores, acadêmicos, comunidade, autoridades municipais e diretoria da Apae e da Unipar.

Presente no evento, o diretor da Unipar, Unidade de Cascavel, professor Gelson Uecker, destaca que essa produção vem confirmar o trabalho de responsabilidade social desenvolvido pela Universidade e seu compromisso com a sociedade, homenageando uma entidade tão importante em seu trabalho específico e na inclusão.

Na oportunidade, a professora Ivanilda Tibola, voluntária da Apae, fez uso da palavra, contextualizando a pessoa com deficiência até chegar na inclusão e cidadania, ressaltando, historicamente, como eram vistas e como o Brasil caminhou neste contexto, como se deram os atendimento.