Educação

Arquitetura Moderna Brasileira será tema de palestra gratuita em Cascavel

Arquitetura Moderna Brasileira será tema de palestra gratuita em Cascavel

Nesta segunda-feira (20), Cascavel receberá a palestra Rubens Meister – Projeto e Obra, que vai destacar a trajetória do profissional conhecido como o “pai do Teatro Guaíra”, um dos principais palcos da cultura nacional.

Promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná com o apoio da Secretaria de Cultura de Cascavel, o evento será realizado a partir das 19h30 no Centro Cultural Gilberto Mayer (Rua Duque de Caxias, 379 – Centro).

A palestra é aberta a todos os interessados, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site www.caupr.gov.br.

Quem é

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1947, Rubens Meister atuou especialmente com projetos e desenvolveu muitos trabalhos na área da Arquitetura. Modernista, ele foi o responsável por obras como o Palácio 29 de Março (atual sede da Prefeitura de Curitiba) e a Rodoferroviária da capital paranaense. Mas sua obra-prima foi o Teatro Guaíra, cuja linguagem arquitetônica e qualidade acústica é admirada por muitos especialistas.

“O Guaíra fez de Meister um profissional completo, capaz de responder pelo desenho, pela estrutura, pela acústica e visibilidade”, afirma o arquiteto e urbanista Fábio Domingos Batista, que ministrará a palestra ao lado da historiadora Deborah Agulham Carvalho. Os dois, ao lado do professor Paulo Chiesa, da UFPR – onde Rubens Meister colaborou para fundar o curso de Arquitetura e Urbanismo, escreveram o livro “Rubens Meister – Projeto e Obra”, que será oficialmente lançado em Cascavel durante o evento desta segunda-feira.

Em 375 páginas, os autores contabilizaram mais de 400 obras criadas pelo engenheiro, principalmente no Paraná e em Santa Catarina. Muitas dessas obras constituem ícones arquitetônicos na paisagem onde estão localizadas, evidenciando o papel relevante de Rubens Meister na história da moderna arquitetura brasileira.

Serviço:

O que: Palestra Rubens Meister – Projeto e Obra

Quando: Segunda-feira (20), a partir das 19h30

Onde: Centro Cultural Gilberto Mayer

Inscrições gratuitas: www.caupr.gov.br