Educação

Alunos de Direito participam de bate-papo sobre carreira e Direito Tributário com profissionais da área

UNIVEL - Quatro profissionais foram convidados para compartilhar suas experiências com os estudantes

Julio Aveiro é procurador do Estado do Paraná
Julio Aveiro é procurador do Estado do Paraná

No Direito existe uma área específica que presta estudo jurídico sobre a tributação, o Direito Tributário, para que haja a destinação efetiva, aplicação e gerenciamento da arrecadação do dinheiro aos cofres públicos. Para o encerramento deste semestre, os alunos do 7º ao 9º período de Direito do Centro Universitário de Cascavel – Univel tiveram um aprendizado não somente sobre o tema, mas também sobre a carreira do profissional da área.

Com o tema “Carreiras Jurídicas no Direito Tributário”, a professora Nayara Sepulcri, doutora em Direito Tributário e professora dessa disciplina, convidou profissionais que atuam com diferentes funções para contar sua história e tirar dúvidas sobre o mercado. “O objetivo do evento foi proporcionar aos alunos uma visão da carreira e do mercado de trabalho no Direito, com enfoque no Direito Tributário. Para isso, convidamos quatro profissionais em diferentes fases da carreira, tanto do setor privado quanto do público, para compartilhar um pouco da trajetória e do dia a dia de trabalho, assim como as dificuldades envolvidas no exercício da profissão”, explica a professora.

O encontro foi dividido em duas etapas. Na primeira, o evento recebeu a professora Betina Grupenmacher, que é professora da UFPR e advogada tributarista, e o Dr. Laercio Cruz, conselheiro do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). Já no segundo horário, a participação foi do Dr. Julio Aveiro, que é procurador do Estado e atua no setor tributário, e da Dra. Barbara Neves, contadora e advogada tributarista.

A transmissão foi intermediada por meio do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), onde os alunos puderam tirar suas dúvidas e conversar com os palestrantes. “Os alunos puderam ter essa visão de bastidor de profissionais e tiveram oportunidade de fazer perguntas aos convidados. Foi muito proveitoso! Uma iniciativa que certamente será renovada no futuro”, ressalta ainda Nayara.

A advogada Barbara Neves é coach do Tax Moot Competition Brasil
Laercio Cruz Júnior. Conselheiro do CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Mestre em Direito Tributário.
Professora Betina Grupenmacher. Pós Doutora em Direito Tributário. Professora da UFPR. Advogada

Por: Núcleo de Comunicação