Policial

Agentes penitenciários são treinados para reforçar a segurança no interior

São 45 alunos que integram o quadro efetivo de agentes penitenciários, de diversas regiões

Curitiba – O Depen (Departamento de Execução Penal) do Paraná já começou a segunda fase do curso de formação do SOE (Serviço de Operações Especiais), na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba.

São 45 alunos que integram o quadro efetivo de agentes penitenciários, de diversas regiões do Estado, e que, ao final da capacitação, estarão habilitados a atuar como primeiro interventor em situações de crise, em unidades do sistema prisional.

Os formandos desse curso serão designados para compor o grupo SOE que vai agir nas cidades de Londrina, Maringá e Cruzeiro do Oeste, bem como nas cadeias públicas da região norte do Paraná.

De acordo com o diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, a iniciativa faz parte da proposta de interiorização do SOE e da especialização constante dos agentes penitenciários.

“São duas especialidades que nós temos que buscar: uma que atenda o tratamento penal e outra que atenda a segurança,” diz Cartaxo.

Segundo ele, segurança é o principal foco deste curso, o de dar especialização aos agentes na questão de emprego de ações, de dispositivos e de técnicas que evitem ao máximo o contato com o preso e, ao mesmo tempo, consigam realizar as movimentações necessárias dentro do presídio.

A primeira fase do curso, introdutória, teve a duração de 22 dias. Para estarem aptos a começar o curso, os profissionais passaram por um concurso interno. Além dos agentes penitenciários, a turma conta com um policial militar do Choque e com cinco guardas municipais de Curitiba.

“O profissional que atua no SOE é um agente diferenciado, habilitado a atuar em qualquer situação de crise”, explica o responsável pela Seção de Segurança Externa do Depen, Sebastião Baptista Ramos Neto.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)