Policial

Agentes cumprem reintegração de posse em terras da Itaipu

A ação pretende evitar maiores danos ambientais e impedir que novas famílias ocupem a área.

Agentes cumprem reintegração de posse em terras da Itaipu

Santa Helena – Oficiais de Justiça e agentes das Polícias Federal e Ambiental cumpriram nessa terça-feira (1º) ordem de manutenção/reintegração de posse relativa à área conhecida como Curva do Ogregon, em Santa Helena, na região oeste do Paraná. A ação pretende evitar maiores danos ambientais, bem como impedir que novas famílias ocupem a área.

As terras fazem parte da faixa de proteção do Lago de Itaipu, reconhecida como zona-núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica da Unesco.

A ocupação, de acordo com dados da Itaipu, teve início em 2015 e o número de unidades familiares tem crescido. Desde novembro de 2018 houve aumento de 2.000 metros quadrados de área desmatada, uma média de 32 metros quadrados de supressão de mata por dia. O argumento é que não se trata de ocupação indígena, mas de famílias heterogêneas, além de haver 11 casas ocupadas legalmente que servem de abrigo para pescadores.

Em sua decisão, o juiz da 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu determinou a reintegração de posse de todas as edificações feitas há menos de um ano, autorizou a demolição de casas desocupadas e em construção e a Itaipu terá de cercar a área desocupada para evitar conflitos.

Durante a ação, os moradores da área ocupada foram identificados e intimados a comparecer na audiência que será realizada no dia 3 de fevereiro de 2020.

Cartazes e edital de citação pela autora Itaipu Binacional também foram afixados na localidade, a fim de identificar e intimar demais moradores que porventura não estavam na área na hora da identificação.

Fotos: Correio do Lago