Opinião

ADI pelo Paraná: Alep, Ademar Traiano (PSDB) e STF

ADI pelo Paraná: Alep, Ademar Traiano (PSDB) e STF

Na direção da Alep

O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) assumiu a quinta secretaria da Assembleia Legislativa. A mudança ocorre após o deputado Marcel Micheletto (PL) se licenciar para assumir a Secretaria Estadual da Administração e Previdência Social. “É um prazer colocar meu nome à disposição da Mesa Executiva para esse trabalho. Sabemos que é uma tarefa árdua e importante. O posto aumenta a responsabilidade de servir ao Paraná”.

 

Inovação tecnológica

Projeto de lei protocolado na Alep prevê a aceleração da implantação do BIM (Modelagem da Informação da Construção) no Paraná. A proposta apresentada pelos deputados Luiz Fernando Guerra (PSL), Mabel Canto (PSC) e Delegado Francischini (PSL) pretende garantir um novo padrão para construção de empreendimentos públicos, alterando que estabelece normas sobre licitações, contratos administrativos e convênio no âmbito dos poderes estaduais. “O projeto tem o objetivo de promover a inovação tecnológica para melhoria na qualidade de projetos e obras públicas”, afirma Guerra.

 

Cooperação

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), participa hoje do encontro virtual organizado pela Secretaria Estadual da Fazenda para debater a cooperação entre poderes contra a pandemia. “Essa união dos poderes e de entes públicos vai permitir que possamos ver a real situação econômica do Estado e, juntos, tomarmos decisões para enfrentar essa crise que o Estado e o País estão passando em razão do coronavírus e também encontrar mecanismos para amenizar os efeitos econômicos para toda a sociedade”, disse Traiano.

 

***Alavancada

O presidente do MDB do Paraná, João Arruda, espera dobrar o número de representantes do partido na Câmara de Vereadores de Curitiba. “Temos ótimos pré-candidatos representantes de vários setores, bairros e segmentos. Serão 58 candidatos, dos quais, 18 candidatas mulheres. Fazemos reuniões periódicas e tenho certeza que a nossa chapa será uma grande alavanca para a candidatura do MDB à Prefeitura de Curitiba. E afirma: “o que mais interessa é ter um plano de inclusão, de inovação e vários projetos destinados aos jovens de Curitiba”.

 

***Ocupação total

Dois hospitais de Curitiba começaram a semana com 100% de ocupação das UTIs destinadas aos pacientes com covid-19. Um é Hospital do Idoso e o outro é o Hospital Evangélico Mackenzie, considerado uma das unidades de saúde mais importantes da capital. Outros centros médicos como Erasto Gaertner, Trabalhador, Clínicas e Reabilitação também estão próximos de atingir a lotação completa.

 

Prisão em 2ª instância

Menos de um ano depois de o STF determinar que a execução da pena só deve acontecer após o trânsito em julgado do processo, uma PEC que propõe mudar esse entendimento deve ter prioridade na pauta do Congresso Nacional assim que as sessões presenciais forem retomadas. Nesta nova versão, além de processos criminais, a PEC quer incluir no bolo também os trabalhistas e tributários, o que pode fazer a proposta virar uma bomba capaz de provocar grandes estragos na economia.

 

Fundeb

“O Fundeb é a principal fonte de recursos da educação fundamental. O fundo está previsto para acabar em dezembro, mas o Congresso Nacional pode aumentar seu prazo validade. A proposta tem que ser votada com urgência, sob o risco de a educação ficar sem esses recursos já para o ano que vem”, avalia o deputado Luciano Ducci (PSB).