Policial

Ações ostensivas em todo o estado são reforçadas pela PM com a Operação Pronta Resposta

O lançamento da Operação Pronta Resposta o foi no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba

Ações ostensivas em todo o estado são reforçadas pela PM com a Operação Pronta Resposta

A Polícia Militar do Paraná preparou um efetivo para deflagrar abordagens, bloqueios e patrulhamento em todo o estado para coibir a criminalidade e reforçar a presença da Corporação nas últimas semanas do ano, que são tradicionalmente mais agitadas por conta da chegada do Natal e do Ano Novo. O lançamento da Operação Pronta Resposta o foi no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba.

O objetivo da operação é combater o tráfico de armas e narcotráfico, com fiscalização, intensificação de abordagens em rotas terrestres e aquáticas das regiões do estado, coibindo ainda o contrabando, descaminho, roubos e furtos.

De acordo com o Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, esse grupo de policiais reforçará a segurança em todo o estado do Paraná, principalmente naqueles municípios que tem altos índices de homicídios, furtos e roubos. “A Operação Pronta Resposta vem para evitar o que aconteceu em outros estados, onde marginais tomaram cidades, vandalizaram bancos e aterrorizaram a população. Todos os policiais estão em condições de atuar em todo o estado com viaturas e armamento adequado, somando esforços com as demais forças de segurança, defesa e fiscalização ”, disse.

Os cerca de 160 militares estaduais passaram por um nivelamento de conhecimentos com instrutores de diversas áreas de procedimentos operacionais e como se comportar em ocorrências de maior periculosidade, como furto qualificado a agências bancárias, arrombamento de caixas eletrônicos e outros tipos de ações criminosas. Também houve aulas práticas de técnicas de abordagem e tiro policial.

Segundo o Subcomandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, os locais que as equipes serão aplicadas foram pré-determinados com base no planejamento estratégico, com informações do Setor de Inteligência . “Nós faremos operação na Fronteira, na região Norte e no Litoral também, onde há indicativo da aproximação do crime organizado esse efetivo será aplicado”, explicou.

“O efetivo é composto por integrantes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), e equipes táticas para fazer frente à criminalidade do crime organizado. A aplicação será feita com base no planejamento estratégico da PM, com base em informações obtidas pelo setor de Inteligência da Corporação, de forma que se acontecer alguma ação crítica, esses policiais militares podem fazer bloqueios, barreiras, em todo o Paraná, para prender os criminosos. Além disso, estarão desenvolvendo ações de combate ao tráfico de drogas e outros crimes, além de reforçar as equipes que já atuam na região”, disse o coronel Hudson.

Durante a operação, essas equipes policiais promoverão atividades ostensivas em todo o Paraná, operando desde as rodovias estaduais e centros urbanos, até nas regiões de mata, rios e lagos, principalmente nas fronteiras do Oeste do estado, rota eventuais ilícitos que acabam chegando para outros estados brasileiros.