Educação

Acadêmicos apresentam novas ideias de startups em Cascavel

Alunos dos cursos de graduação do Centro Universitário FAG passaram por uma avaliação diferente das convencionais bancas de trabalhos universitários na última semana. Os 40 estudantes, previamente selecionados dentro do projeto Startup Garage do Sebrae/PR apresentaram ideias de negócios – desenvolvidas no modelo de startup – a especialistas em empresas, startups e educação. O objetivo, nesta etapa, era avaliação com dicas e propostas de melhorias dos projetos.

“Os acadêmicos aproveitaram suas expertises em temas que conheceram em sala de aula, e conteúdos aplicados nos seus cursos. Assim, estavam focados com problemas bem definidos a serem ‘resolvidos’ pelos modelos de negócios. O desafio, agora, é testar o projeto no mercado”, aponta o consultor, Osvaldo César Brotto, do Sebrae/PR.

A equipe de Karla Poliana Ramalho, acadêmica de Nutrição, por exemplo, aproveitou o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) – obrigatório para a graduação – e o adaptou para a formação do modelo de negócios. “Já tínhamos todo o conhecimento de pesquisas sobre a aplicação da jaca na produção de produtos a base de farinha como bolacha, bolo, sorvete e nuggets. Adaptamos o estudo para o Startup Garage, criando um emulsificante à base da fruta”, explica.

Os próximos desafios dos oito times serão retomar oficinas no próximo semestre, participar de mais bancas, cuja a primeira, prevista para agosto, selecionará os quatro melhores projetos que passarão para a fase final. Nesta, será escolhida a melhor ideia de negócios no modelo de startup até novembro.