Educação

A Magia da Dança

Professoras e alunos fizeram de festival um grande espetáculo

No dia 08 de novembro vivenciamos mais um espetáculo proporcionado por professoras e alunas do Colégio Santa Maria. O Festival de dança deste ano foi intitulado “A Magia da Dança” e FOI realizado no Centro Cultural Gilberto Mayer. O espetáculo é resultado do trabalho da professora Marcia Galhardo com as alunas da educação infantil, ensino fundamental 1 e ensino fundamental 2. A professora desenvolve aulas de dança com as alunas durante todo o ano, em horário extracurricular, sendo que ao final do ano apresenta as coreografias desenvolvidas às famílias e demais alunos do Colégio.

Sabemos que a dança tem grande importância enquanto processo educacional. Ela não se resume simplesmente em aquisição de habilidades, mas pode contribuir para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança enquanto prática pedagógica devolve a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

No Colégio Santa Maria, a dança é trabalhada como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis, já que esses são pilares fundamentais da escola. Como experiência corporal, a dança possibilita às alunas novas formas de expressão e comunicação, levando-as à descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo de ensino aprendizagem.

Ao longo da história a dança foi associada também ao universo pedagógico, pois além de uma forma de diversão e espetáculo é também parte da "educação". Na educação, ela está voltada para o desenvolvimento global da criança e do adolescente, favorecendo todo tipo de aprendizado que eles necessitam. Baseados nisso percebemos que a dança ao longo do seu caminho evolutivo obteve esse espaço, essa visão como um recurso para a prática pedagógica. Ela sofreu influências tecnológicas, foi também muito influenciada pelas novas condições sociais fazendo surgir novas propostas de arte enquanto forma de educação.

Além de toda a importância enquanto expressão artística e cultural, a dança é também interação com o outro, é saber que cada um tem seu espaço e seu papel no todo. É com isso uma atividade social e fraterna, pois numa coreografia sempre respeitamos e incentivamos o outro para que possamos fazer também a nossa parte no processo, fazendo com que o todo funcione. 

Fundo do mar

Os alunos do Nível 4B e Nível 4C, das professoras Silvana e Gabriela estão aprendendo sobre o fundo do mar e seus seres vivos. Para concretizar essa aprendizagem sobre os animais marinhos, utilizaram balões para fazer peixes.
A professora lançou um desafio aos alunos: encher o balão sem ajuda. Alguns conseguiram e outros não, mas puderam perceber que mesmo sem estar com ar dentro, o balão poderia se tornar um peixinho. Além disso, essa é uma ótima atividade sensorial usando sopro e excelente para o controle da respiração.