Agronegócio

A hora do café

O Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) dá ênfase neste ano, durante o Show Rural, à sua mais nova cultivar de café, IPR 106, que é resistente aos nematoides Meloidogyne incognita e Meloidogyne paranaensis. “São duas espécies que praticamente inviabilizam a atividade cafeeira em muitas regiões produtoras do Brasil”, explica o pesquisador e melhorista Gustavo Hiroshi Sera.

A nova cultivar tem plantas de porte médio, boa arquitetura e ramificação abundante e será apresentada como uma das opções aos cafeicultores do Brasil e do mundo que visitarão a feira. É indicada para regiões adequadas ao plantio de café arábica e onde a temperatura média anual varie de 20ºC a 23ºC. Pode ser utilizada tanto para formar lavouras em plantios convencionais como no sistema adensado. O potencial produtivo passa de 50 sacas beneficiadas por hectare, segundo Sera.

O café IPR 106 tem ciclo tardio, o que permite fazer combinações com outras cultivares – de ciclo precoce, semiprecoce, médio e semitardio – disponíveis no mercado para viabilizar a colheita em etapas e, dessa forma, reduzir os custos com mão de obra e infraestrutura na propriedade e, ainda, obter maior quantidade de frutos maduros.

O grande percentual de grãos com peneira superior a 16 – característica valorizada pelo mercado, particularmente o segmento de cafés especiais – é outra característica que se destaca na cultivar IPR 106. Na mesa de degustação, tem aroma intenso, bom corpo, sabor adocicado e bom equilíbrio entre acidez e amargor. “É uma bebida que atende todos os requisitos internacionais", conclui o pesquisador.