Agronegócio

A Faep e a “cortina verde” que evita contaminações

A Faep (Federação da Agricultura do Paraná) está mobilizando todos os sindicatos rurais patronais do Estado para que façam lobby para impedir que as Câmaras de Vereadores de suas regiões não aprovem leis que imponham aos agricultores o plantio de “cortinas verdes” em suas propriedades. São fileiras de árvores e arbustos que, em tese, impediriam que nuvens de agrotóxicos empregados nas lavouras se espalhem para a vizinhança e contaminem águas, escolas, postos de saúde e população.

Em ofício dirigido aos sindicatos filiados, o presidente da Faep, Ágide Meneguette diz que “alguns promotores públicos estão pressionando os municípios para que sejam aprovadas leis instaurando as cortinas verdes”, e alerta que não há comprovação da eficácia da medida, que só serve para “estigmatizar o produtor rural como causador de contaminação”.

Meneguette vai mais longe: quer que se verifique nas prefeituras e nas Câmaras sobre a eventual existência de projetos de cortina verde para que “o sindicato possa impedir a sua aprovação” e, em caso de existência de propostas neste sentido, que a Faep seja comunicada.

As “cortinas verdes” já se tornaram lei em vários municípios paranaenses. Leia abaixo a íntegra do ofício de Meneguette aos sindicatos rurais: