Educação

51 anos: memórias da construção de vidas

Atividades em comemoração ao aniversário do colégio ganharam destaque

No mês de fevereiro o Colégio Santa Maria celebrou seus 51 anos com diversas atividades. Dentre elas algumas priorizaram o resgate de memórias daqueles que de alguma forma estiveram presentes neste mais de meio século de conquistas. Em cada turma, os professores realizaram atividades diversas pela comemoração do aniversário, porém algumas delas ganharam destaque, pois tiveram um impacto positivo nos envolvidos.

Um exemplo de atividade diferenciada foi realizada pelos alunos do 1º ano C, do Ensino Fundamental 1, da professora Silvia. Eles convidaram a Irmã Rosinda, uma das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo que esteve presente como residente na casa das irmãs, em um dos períodos de construção do prédio da escola. A irmã foi convidada para que contasse um pouco sobre a história do Colégio. Todos ficaram atentos ouvindo os relatos antigos que trouxeram grande aprendizado até mesmo às professoras.

Também os alunos do 2 ano A, do turno da manhã, realizaram uma viagem no tempo. Eles foram até a biblioteca e através de fotos antigas puderam reviver experiências e observar as transformações do Colégio. Foi um momento muito divertido no qual alguns puderam encontrar pessoas conhecidas como familiares e amigos que já passaram pelo colégio, e comparar a estrutura da escola, os costumes e eventos que se passavam em outras épocas. Eles puderam perceber ainda que alguns profissionais da equipe pedagógica e professores estão no colégio há muito tempo.

Já no dia 23/02, foi a professora Simone que teve a iniciativa de levar as memórias do colégio para mais próximo dos alunos. No decorrer de sua aula de Ciências, com a turma do 8º ano A, do ensino fundamental, ela organizou uma importante atividade extra, para celebrar os 51 anos do Colégio Santa Maria. Convidou pais de alunos da turma, que foram alunos do Colégio (hoje ex-alunos), para comparecerem na sala de aula e relatarem fatos dos momentos que estudaram nesta instituição. Os alunos ficaram muito satisfeitos com esta atividade, pois tiveram a oportunidade de comparar as narrativas de seus pais com os fatos atuais. Um dos relatos descritos e que chamou a atenção de todos foi sobre a forma de impressão das avaliações da época, realizadas através do Mimeógrafo, sendo tudo sempre apresentado com capricho e organização. Também foi um momento em que os alunos puderam comparar as tecnologias utilizadas na educação e perceber sua evolução ao longo dos anos.

Experiência: Torre de Hanói

As turmas dos 9ºs anos B e C, do Ensino Fundamental 2, construíram o jogo " Torre de Hanói" utilizando materiais recicláveis e pedagógicos. O jogo foi um trabalho de fixação e aprendizagem para o conteúdo de potenciação, assim, possibilitando a utilização de ferramentas lúdicas para a contextualização da matemática.

Laboratório

Os alunos dos 6ºs anos, turmas B e C, do Ensino Fundamental 1, se encantaram com a aula de Ciências desta semana. A professora Simone levou-os ao laboratório do Colégio, para a primeira aula prática desta disciplina deste ano letivo. Possibilitando conhecimentos dos materiais e equipamentos que serão utilizados no decorrer das aulas práticas. Assim, ao manusearem e testarem os materiais e objetos, a curiosidade e a motivação para participarem das aulas ficou visível em todos os estudantes.