Cascavel – O retorno presencial dos cerca de 32 mil alunos da rede pública municipal de ensino de Cascavel está programado para segunda-feira (7). E, com o avanço da vacinação para a Covid-19, a expectativa é que as atividades presenciais voltem a ser aproveitadas ao máximo, com foco na superação das defasagens decorrentes do período de aulas remotas. No entanto, como ainda não há uma perspectiva do fim da pandemia, o trabalho na Educação segue cumprindo todos os protocolos de segurança sanitária, de forma a evitar ao máximo o contágio e os consequentes afastamentos.
Mas segurança sanitária não é a única preocupação da Secretaria de Educação de Cascavel no que se refere a volta às aulas. O período de férias foi propício para o avanço das reformas das escolas e Cmeis e muitas unidades voltam a receber os alunos no auge das obras, o que faz com que algumas tenham que programar um retorno diferenciado, pelo menos nas primeiras semanas.
Em entrevista coletiva na sexta-feira (4), a secretária de Educação, Marcia Baldini, disse que “é importante destacar que estamos seguindo todos os protocolos sanitários e estamos obedecendo uma recomendação do Conselho Nacional de Educação, que indica como prioridade as aulas da Educação Infantil e Ensino Fundamental de forma presencial”. A secretária lembrou que todos os profissionais da Educação já estão vacinados com a terceira dose e que o processo de vacinação das crianças já iniciou, o que pontuou como “bastante positivo”.
Covid-19
A secretária Marcia lembrou que os planos de contingência das escolas e dos Cmeis, que foram aprovados pela Vigilância Sanitária no ano de 2021, salvo algumas alterações, seguirá sendo adotado. As unidades escolares seguirão fazendo uso do álcool em gel na entrada das escolas e nos diversos ambientes escolares, o uso de máscara segue sendo obrigatório e os casos suspeitos e confirmados serão monitorados caso a caso. “Ao mesmo tempo que nós vamos zelar pelo processo de aprendizagem, também vamos zelar pelo cuidado e pela saúde dos nossos profissionais, das crianças e dos familiares que ocupam os espaços escolares”.
Sobre a vacina, Marcia Baldini reforçou a importância de as famílias levarem as crianças para vacinar e esclareceu que, neste momento, a vacinação contra a Covid-19 não é critério para o retorno do aluno, mas a declaração de que as demais vacinas estão em dia ainda é um fator obrigatório para o ato da matrícula.
Obras
Em relação às escolas que passam por reforma, a secretária pontuou que duas em específico terão o retorno das atividades de forma diferenciada. A Escola Rubens Lopes, que iniciou o processo de reforma em janeiro, retoma a atividade com parte dos alunos na própria unidade e parte no salão comunitário da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Neva.
Já a Escola Divanete Alves de Brito, do Periolo, que teve a obra paralisada e retomada no final de 2021, terá o início das aulas na quarta-feira (9) e os alunos serão alocados parte na própria Escola Divanete e parte nas escolas vizinhas: Juscelino Kubitschek e Dulce P. P. Tavares. Haverá transporte escolar para levar e trazer os alunos que precisaram ser remanejados.
Há ainda Cmeis que terão atendimento diferenciado neste início de ano letivo, também por estarem passando por reformas. É o caso do Cmei Maria Dulce Pizzani, do Santa Felicidade, e Sol Nascente, do Guarujá, que atenderão seus alunos em outros espaços. O Cmei Maria Dulce atenderá parte das turmas na Escola Artur Carlos Sartori e parte no Cmei vizinho, Maria Eliza. Já o Cmei Sol Nascente dividirá as turmas entre os Cmeis Cecília e Rios e Marilza Padilha, e a Escola Florêncio.
Em todos estes casos as famílias estão sendo comunicadas pela unidade escolar, sobre onde e como ocorrerá o atendimento.
TEMPO INTEGRAL
Já escolas que atendem a Educação em Tempo Integral terão o retorno desta modalidade de forma gradativa. As escolas que atendem 100% em tempo integral já iniciam o atendimento na segunda-feira (7) e são: Escola Ademir Correia Barbosa, Escola da Transparência, Escola Luis Carlos Ruaro e Escola Maximiliano Colombo. Além destas, as escolas Luiz Vianey e Quintino Bocaiúva voltam com algumas turmas atendendo o tempo integral. Para as demais turmas destas escolas e demais escolas que também têm turmas em tempo integral, o retorno da modalidade será gradativo e os alunos serão atendidos em período regular neste primeiro momento. A programação é que entre o mês de fevereiro e março todas as turmas de tempo integral já estejam atendendo a modalidade.
Berçários
Marcia Baldini também informou sobre as turmas de Infantil e Infantil I, que neste primeiro momento terão algumas turmas atendendo no sistema remoto, além de explicar que esta é uma idade que exige o período de adaptação, e exigirá colaboração por parte das famílias para que as crianças se familiarizem ao ambiente escolar da melhor forma. “Quem já teve filhos na Educação Infantil, em fase de adaptação, sabe que este é um processo normal e que nós temos que passar por ele, e este ano ainda com mais cuidados”.
Quanto ao retorno remoto, a secretária afirmou que a perspectiva é de que até o final do mês de março as turmas de Infantil e Infantil I já deverão atender presencialmente. Atenderão turmas no sistema remoto os Cmeis: Espaço e Vida, Infância Feliz, Maria Dulce (está em obras e terá também uma turma de Infantil II de forma remota até que seja possível o retorno à unidade), Mundo Encantado, Presbiteriano, Clarisse Paganini, Gracinda Rocha, Leonides Ezure, Marilza Padilha, Stanislava, Selony Bueno e Sol Nascente (também em reforma).
Educação tem dificuldades para preencher quadro de servidores
Além da questão relacionada à segurança sanitária, que em 2021 impossibilitou o retorno das turmas de Infantil e Infantil I e do atendimento em Tempo Integral nas escolas, a secretária Marcia Baldini explicou que a falta de pessoal em algumas unidades também interfere no atendimento aos alunos. Segundo ela, em função da pandemia, é maior o número de afastamentos relacionados à saúde e as servidoras gestantes têm o direito de permanecer afastadas do trabalho presencial durante todo o período gestacional, seguido do período de licença maternidade.
A secretária falou que o Município não tem medido esforços para sanar o problema, com a convocação de concurso público e de teste seletivo, porém, o número de pessoas que não assume é bastante significativo, assim como é alto o número daqueles que assumem e logo depois desistem da vaga. Tudo isso torna o preenchimento das vagas um processo muito moroso, já que é necessário que ocorram novas chamadas e novos prazos precisam ser obedecidos.
Somente em 2021 a Secretaria Municipal de Educação realizou a convocação de 375 pessoas para os cargos de Agente de Apoio, Instrutor de Informática, Monitor de Biblioteca, Professor, Professor de Educação Infantil e Secretário e Escola. Destas 375 convocações, 180 não assumiram, ou seja, praticamente a metade. Neste mesmo período aconteceram 76 aposentadorias e 157 desligamentos.
Este ano 192 pessoas foram convocadas e 100 pessoas deixaram de assumir o concurso.