A leitura é conhecidamente uma das formas mais fantásticas de se viajar. Ela nos proporciona viagens que vão além da dinâmica tempo-espaço. O mundo da leitura é algo fora do comum, por ele podemos visitar passado, futuro, outros planetas, o fundo do mar, cidades perdidas ou mundos imaginários que só existem nas mentes mais lindas e criativas. Tais mentes são advindas da própria leitura, pois é o conhecimento e a prática que leva à expansão e abertura do modo de ver as coisas, de pensar e consequentemente de agir.
É um grande desafio trabalhar a literatura na escola e formar indivíduos leitores, mas essa é a nossa proposta de aprendizagem transformadora, promover aos nossos alunos práticas de leitura que desempenham esse papel fundamental na formação de crianças e futuros adultos leitores. Queremos que eles percebam que ouvir ou ler uma história até o final, não é uma obrigação, mas sim, uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem.
São tantas as vantagens da leitura, dentre as principais estão a promoção do desenvolvimento, apurar o senso crítico, proporcionar entretenimento, ampliar o conhecimento, enriquecer o vocabulário, aprimorar a escrita de redações, minimizar dificuldades acadêmicas e desenvolver o afeto. E nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças. Os pais podem contar histórias para seus filhos ainda bebês. Se eles estiverem dando seus primeiros sinais de comunicação, que seja apenas balbuciando, já é possível começar a contar as histórias.
Com o objetivo de despertar o gosto pela leitura de uma forma divertida e envolvente, as professoras dos 2ºs anos desenvolveram o projeto “Noite da Imaginação” proporcionando aos nossos alunos um momento encantador e diferenciado às práticas leitoras.
Momentos de leitura coletiva, com processos paralelos, que venham a motivar a prática, tais como teatro, momentos de diversão, espaços diferenciados proporcionados durante a Noite da Imaginação, como tendas, leitura sob a luz de lanternas entre outras possibilidades oferecidas, fazem parte, ou são instrumentos no processo de encantamento das crianças.