LONDRES – Se, nos Estados Unidos, as ações do Twitter sofreram queda na semana passada ? quando ficou claro que a empresa não soube aproveitar a eleição de Trump, ávido usuáio do microblog, para transformar sua publicidade em receita ?, na China, as ações do Weibo, o ?Twitter chinês?, estão em franca ascensão e ultrapassaram o valor de mercado do Twitter. Valendo US$ 11,3 bi, a chinesa deixou para trás a concorrente americana, cujo valor permanece na casa dos US$ 11,1 bi.
Com um crescente número de assinantes, a Weibo já havia chegado perto de ultrapassar o Twitter em outubro do ano passado, quando a empresa americana sofria mais uma queda na bolsa. Esta, contudo, é a primeira vez que o valor da empresa na bolsa superou o do Twitter, segundo dados da Bloomberg.
Apesar de a liderança da Weibo ter se dado, principalmente, devido à queda das ações da concorrente americana, a transição acontece em um momento em que grupos de tecnologia chineses estão reduzindo suas diferenças financeiras com seus rivais ocidentais. Quando comparado à Amazon, o site Alibaba, por exemplo, parece pequeno em termos de valor de mercado: enquanto o grupo americano está avaliado em US$ 395 bilhões, o chinês custa US$255 bilhões. Em termos de lucro líquido, por outro lado, a receita de US$ 2,47 bilhões do grupo chinês nos últimos três meses do ano passado fazem os US$ 749 milhões da Amazon parecem irrisórios.
Uma área, contudo, em que as empresas chinesas ainda não conseguiram maximizar suas receitas como os concorrentes ocidentais é a monetização de sua base de usuários ? que tem grande potencial de crescimentos. Diversas redes sociais na China, como o Facebook, têm consideravelmente menos publicidade no país asiático do que em solo americano.
As cinco empresas com maior valor de mercado no mundo
Segundo o analista digital Jialong Shi, a receita mensal da Weibo por usuário foi de US$ 1,90 em 2015, o que representava um quarto da receita do Twitter, que foi de US$ 6,50 por usuário, e um sexto dos US$ 11,30 do Facebook. Os números chineses continuam a crescer, mas ainda estão bem atrás dos concorrentes americanos.
? O mercado de anúncios das plataforma social ainda é muito incipiente na China ? afirmou um analista de Hong Kong, ressaltando ainda que o mercado conta somente como 8% do mercado publicitário online, ante os 20% dos Estados Unidos.