Cotidiano

Wasmália Bivar se despede da presidência do IBGE

RIO – Destituída do cargo pelo presidente interino, Michel Temer, a presidente do IBGE, Wasmália Bivar, divulgou uma nota de despedida nesta quarta-feira. No documento, divulgado durante o anúncio dos dados do PIB, Wasmália destacou as restrições orçamentárias do órgão nos últimos anos e as pesquisas introduzidas pelo instituto nesse período, como a Pnad Contínua, que traz dados nacionais sobre emprego e renda, substituindo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

?Nesses últimos anos, apesar dos desafios impostos por constantes restrições orçamentárias e de pessoal, alcançamos importantes realizações, tendo sempre por premissa a ideia de que as informações estatísticas e geocientíficas devem ser compiladas de forma imparcial, com autonomia técnica e política e acessíveis a todos em condições de igualdade?, diz Wasmália em nota.

Técnica de carreira do IBGE, Wasmália completou recentemente 30 anos como funcionária do órgão. Ela ocupou a presidência nos últimos cinco anos, e será substituída pelo economista Paulo Rabello de Castro.

Embora tenha saído do comando do órgão, Wasmália deve continuar no corpo técnico do IBGE: ?Deixo a direção, mas continuo sempre ?ibgeana? ? e com muito orgulhou?, diz a nota.