LONDRES – Verizon, AT&T, Johnson & Johnson e GlaxoSmithKline (GSK) se juntaram a uma longa lista de grandes empresas que suspenderam contratos de anúncios com a Google, minimizando o compromisso da gigante das buscas em evitar que o conteúdo dos anunciantes apareça em vídeos extremistas no YouTube.
A operadora de telefonia móvel Verizon e a empresa de telecomunicações AT&T são, respectivamente, a terceira e a quarta maiores anunciantes dos Estados Unidos. Só a AT&T gastou US$ 941,6 milhões em publicidade no ano passado, de acordo com dados da Kantar Media citados pela Bloomberg.
?Estamos profundamente preocupados de que nossos anúncios podem ter aparecido ao lado de conteúdo do YouTube promovendo terrorismo e ódio?, afirmou a AT&T em comunicado na quarta-feira. ?Até a Google puder garantir que isso não vai acontecer de novo, estamos removendo nossos anúncios das plataformas da Google que não forem de busca?.
A Verizon disse que decidiu agir após seus anúncios aparecerem em sites ?não sancionados?, afirmou uma porta-voz da companhia em e-mail enviado à agência de notícias Reuters. A empresa acrescentou estar em contato com todos os parceiros em publicidade digital para entender a questão ?para que possamos evitar que isso aconteça no futuro?.
Em um comunicado em seu site, a Johnson & Johnson disse estar levando o assunto muito seriamente: ?A Johnson & Johnson decidiu pausar toda a publicidade digital no YouTube globalmente para garantir que a publicidade de nosso produto não apareça em canais que promovam conteúdo ofensivo?.
A empresa farmacêutica britânica GSK anunciou, nesta quinta-feira, sua adesão ao boicote, afirmando que a exposição de publicidade da marca ?próximo a conteúdo extremista é completamente inaceitável?.
?Estamos encorajados pelos passos da Google nos últimos dias para agir (no caso) e vamos continuar a trabalhar com eles para fazer mais progresso no desenvolvimento de salvaguardas adequadas para garantir que anunciantes não sejam colocados nessa posição?, completa a empresa em comunicado.
Procuradas pelo ?Independent?, Google não quis comentar, enquanto AT&T, Verizon e Johnson & Johnson não responderam imediatamente.