Cotidiano

Vereador é detido pela Justiça Eleitoral sob acusação de distribuir óculos em Paquetá

RIO – Candidato à reeleição, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Rio, João Ricardo (PMDB) foi detido, na manhã deste sábado, por fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) sob acusação de distribuir óculos na Ilha de Paquetá.

De acordo com o juiz eleitoral Marcello Rubiolli, o vereador poderá sofrer ação penal por corrupção eleitoral (cuja pena chega até quatro anos) e também na esfera civil por captação de sufrágio e abuso de poder político. Caso seja condenado por esses crimes, João Ricardo pode ter o registro de candidatura cassado, além de estar sujeito a inelegibilidade por oito anos.

O caso foi registrado na delegacia da Polícia Federal, na Praça Mauá. Na ação, os fiscais apreenderam 116 óculos que estavam sendo distribuídos gratuitamente por funcionários da fundação estadual Leão XIII, em frente à estação das barcas. Segundo os fiscais do TRE, os beneficiários dos óculos contaram que a ação estaria sendo comandada pelo vereador, que negou as acusações. Um funcionário da entidade foi levado à delegacia para prestar depoimento.