SÃO PAULO. Na contramão de alguns sinais de recuperação na economia, as vendas do setor de supermercados não apresentaram reação neste início de ano: nos dois primeiros meses do ano, houve um ligeiro recuo de 0,07% na comparação com o mesmo período de 2016. O dado é do Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta terça-feira.
? O Brasil ainda sente os reflexos da crise; a taxa de desemprego vem crescendo desde o ano passado, e em janeiro chegou a 12,6%, o que impacta no poder de compra do brasileiro, que está mais cauteloso e indo menos ao ponto de venda. Mesmo assim, acreditamos em um número mais estável até o final do primeiro semestre ? disse Sanzovo, que projeta uma queda de 7,7% nas vendas de produtos ligados à Pascoa este ano.
Em fevereiro, as vendas em valores reais (deflacionadas pelo IPCA) apresentaram queda de 1,93% na comparação com janeiro, e de 0,24% em relação ao mesmo mês do ano de 2016. Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, o resultado reflete o atual momento econômico do país.
O presidente da Abras não quis dizer quando pode haver uma virada nas receitas do setor.