Cotidiano

Vendas dos supermercados não reagem neste início de ano

SÃO PAULO. Na contramão de alguns sinais de recuperação na economia, as vendas do setor de supermercados não apresentaram reação neste início de ano: nos dois primeiros meses do ano, houve um ligeiro recuo de 0,07% na comparação com o mesmo período de 2016. O dado é do Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), divulgado nesta terça-feira.

? O Brasil ainda sente os reflexos da crise; a taxa de desemprego vem crescendo desde o ano passado, e em janeiro chegou a 12,6%, o que impacta no poder de compra do brasileiro, que está mais cauteloso e indo menos ao ponto de venda. Mesmo assim, acreditamos em um número mais estável até o final do primeiro semestre ? disse Sanzovo, que projeta uma queda de 7,7% nas vendas de produtos ligados à Pascoa este ano.

Em fevereiro, as vendas em valores reais (deflacionadas pelo IPCA) apresentaram queda de 1,93% na comparação com janeiro, e de 0,24% em relação ao mesmo mês do ano de 2016. Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, o resultado reflete o atual momento econômico do país.

O presidente da Abras não quis dizer quando pode haver uma virada nas receitas do setor.