Cotidiano

Vários relógios atômicos dos satélites Galileo estão 'avariados'

INFOCHPDPICT000039607617

RIO – Vários relógios atômicos de alguns dos 18 satélites europeus Galileo estão “avariados”, mas “isso não afeta no momento” o sistema de navegação, anunciou nesta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA).

“É um tema delicado”, já que os relógios atômicos são elementos “muito importantes” para o bom funcionamento do sistema de navegação por satélite europeu, declarou o diretor-geral da agência, Jan Woerner, em uma coletiva de imprensa em Paris.

O sistema de navegação por satélite europeu, que busca competir com o americano GPS (Global Positioning System), começou a oferecer seus serviços em dezembro.

Cada satélite Galileo leva a bordo quatro relógios atômicos de dois tipos: “maser de hidrogênio passivo” e relógios atômicos de rubídio). Este tipo de relógio permite obter resultados precisos.

Para que um satélite funcione, ao menos um de seus quatro relógios deve funcionar corretamente.

? Nove relógios dos 72 estão avariados (6 masers de hidrogênio passivos e 3 relógios atômicos de rubídio). Até o momento, graças à multiplicação dos relógios, nenhum satélite da constelação está fora de funcionamento ? disse Woerner. ? Estamos investigando as causas.

A ESA ainda não definiu se adiará o lançamento dos próximos satélites Galileo por este problema.