Cotidiano

Vale lançou mais rejeitos em barragem de Mariana do que informou

BRASÍLIA ? Investigações da Polícia Federal apontaram que a Vale lançou mais rejeitos de mineração do que tinha declarado na barragem de Fundão, pertencente à mineradora Samarco, em Mariana (MG). A estrutura se rompeu em novembro do ano passado, matando 19 pessoas. A Vale, segundo as investigações, fez várias alterações em relatórios que eram entregues ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) com informações da barragem.

A Polícia Federal apura se as alterações foram feitas pela Vale com a intenção de fraudar os dados. As investigações foram divulgadas ontem em reportagem da ?Folha de S. Paulo?.

O inquérito que investiga o acidente na barragem de Fundão estava parado porque havia uma dúvida sobre a competência para julgar o caso. Ontem, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a decisão de que todos os processos criminais relativos ao rompimento serão julgados pela Justiça Federal. Com isso, as investigações serão retomadas hoje e a PF poderá concluir o inquérito até o fim da semana que vem.

O rompimento da barragem provocou estragos em mais de 40 cidades de Minas e no Espírito Santo. O acidente foi considerado o maior desastre ambiental do país.