Cotidiano

Última semana de vacinação

Reportagem: Marina Kessler

Foto: Aílton Santos

 

Esta é a última semana da campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. E, se depender de exemplos como o da Dolores Pires Gomes da Costa, a meta em Cascavel deve ser atingida até a sexta-feira (31), último dia de imunização.

Ela, que faz parte do programa Família Acolhedora, levou o menino de apenas dois anos que decidiu acolher ano passado até a Unidade Básica de Saúde do Bairro Brazmadeira para receber as doses das duas vacinas. “Hoje eu faço o papel da mãe dele e não poderia deixar de imunizá-lo contra essas doenças. É uma forma de cuidar da saúde dele e protegê-lo”, diz.

Assim como Dolores, Maiara Dias de Lima aproveitou os últimos dias da campanha para vacinar o filho. “A gente tem que pensar na saúde deles e evitar doenças como a pólio e o sarampo”, argumenta.

Meta

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cascavel, até a sexta-feira (24), levantamento mais recente da pasta, 15.687 crianças entre um até cinco anos incompletos foram imunizadas, o que representa 87% do público-alvo da campanha. O objetivo, até o fim da semana, é atingir uma cobertura vacinal de 16.513 crianças no Município.

Já na área de abrangência da 10ª Regional de Saúde, que envolve 25 cidades, 87,1% das crianças foram vacinadas contra o sarampo, faltando ainda 2.249. Contra a poliomielite, a expectativa é de que até sexta-feira 2.237 crianças que estão dentro da faixa etária específica da campanha sejam vacinadas. Até agora, 87% delas foram imunizadas contra a pólio. A meta da regional é vacinar 28.491 crianças.

Legenda:

Campanha segue até esta sexta-feira; restam 1,3 mil crianças para vacinar

(12local vacinação_as)

BOX

Onde vacinar?

As doses das vacinas contra a pólio e o sarampo estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde das 7h às 18h45. A vacinação pode ser feita ainda nas Unidades Saúde da Família dos distritos das 8h às 16h45. Nas demais USFs, a imunização segue até as 18h45.

A Secretaria de Saúde de Cascavel lembra que as unidades dos bairros Aclimação, Cancelli, Santo Onofre, Los Angeles, Colméia, Morumbi e Tolentino/Neva ainda estão em reformas. Por conta disso, o recomendado é que a população busque a unidade de atendimento mais próxima para receber a vacina, conforme já ocorre com os atendimentos diários.

A vacinação é gratuita e é importante levar a carteirinha de vacinação da criança.