LOS ANGELES ? Os veiculos autônomos do Uber continuarão transportando passageiros por San Francisco, informou a companhia na sexta-feira, horas depois que promotores estatais ameaçaram levar o caso à Justiça caso o serviço não fosse suspenso de imediato. Em carta, os advogados do Departamento de Justiça da Califórnia exigiram que o Uber obtivesse uma permissão especial do estado se quisesse continuar com a prática. Do contrário, dizia a carta, a Promotoria Geral “buscará medidas cautelares”.
Embora não esteja fixado um prazo no documento, Melissa Figueroa, porta-voz dos reguladores de transporte da Califórnia, disse à Associated Press disse em sua mensagem que o estado tomaria ações no início da próxima semana caso o Uber não atendesse às solicitações.
Na última quarta-feira, o Uber iniciou um projeto-piloto com algumas caminhonetes Volvo com adaptações e equipadas com sensores que lhes permite virar, frear ou acelerar. Um motorista está agtrás do volante por medida de precaução.
As autoridades tiveram diversos encontros esta semana depois que o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia (DMV, na sigla em inglês)emitiu uma ameaça legal similar. O líder do programa de veículos autônomos da companhia, Anthony Levandowski, disse que esses encontros foram de conversações francas que o mantém firme em sua postura. Já os advogados estatais insistem que os carros do Uber são ” veículos autônomos” que necessitam de permissão para circular pelas vias públicas.
Levandowski disse que respeitosamente discorda, argumentando que o Uber não requer da mesma permissão que têm outras 20 companhoas que testam a tecnologia na Califórnia, pois os Volvo contram com condutores por trás do volante para supervisionar o desempenho dos carros. Isso significa, diz Levandowaki, que as caminhonetes Volvo não são ”veículos autônomos” sob a definição do estado. Levandowski comparou as capacidades do Volvo com as dos modelos Tesça que contram com a função de piloto automático, que lhes permite virar sem que uma pessoa toque no volante ou freie e acelere sem que o condutor pise nos pedais. Ele questiona o motivo pelo qual os milhares de Teslas que rodam pela Califórnia não precisam das mesmas permissões que o Uber.
A startup criada há sete anos não possui permissão explícita do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia para testar carros autônomos nas ruas. Mas a companhia colocou discretamente os automóveis nas ruas de São Francisco há pelo menos algumas semanas sem tornar isso público, possivelmente violando a ordem do DMV. O Uber informou que tem compartilhado sua perspectiva de que seus carros não se qualificam como autônomos no DMV.
O DMV da Califórnia exige que os provedores de veículos “autônomos” estejam registrados no estado, algo que Google, Mercedes-Benz, Nissan, Cruise (da GM) e Baidu já fizeram. As empresas são obrigadas a emitir relatórios quando os motoristas intercedem ou quando seus carros se acidentam. A Tesla Motors não apresenta nenhum desses relatórios e, de forma similar, acredita que não se enquadra nas regras válidas para os veículos.