Cotidiano

Temer diz que Padilha volta ao governo na próxima semana

1eb2a9c0-855f-4810-addc-ed3da58b89de.jpgBRASÍLIA ? O presidente Michel Temer afirmou na noite desta terça-feira, durante o jantar que festeja 50 anos de carreira do colunista do GLOBO Ricardo Noblat, que o ministro Eliseu Padilha voltará ao Planalto na próxima semana. Há duas semanas, o chefe da Casa Civil foi acusado pelo advogado José Yunes, um dos mais próximos amigos de Temer, de tê-lo usado como “mula” para que este recebesse em seu escritório de advocacia um envelope do doleiro Lúcio Bolonha Funaro.

Na véspera da declaração de Yunes vir à tona, Padilha havia sido hospitalizado e saiu de licença para realizar uma cirurgia de próstata. A acusação dá lastro à delação da Odebrecht, que cita Padilha como o responsável por articular o financiamento de caixa dois do PMDB.

? O Padilha está em convalescença, mas ele vai voltar daqui a uma semana, já está recuperado ? disse o presidente.

O jantar reuniu vários ministros do governo, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas da União, jornalistas e parlamentes, além do governador Paulo Câmara, de Pernambuco, terra natal de Noblat.

No encontro, o presidente Temer disse à imprensa que após a posse dos novos ministros das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e da Justiça, Osmar Serraglio, o clima político tendia a acalmar:

? Agora vai dar uma acalmada, vai tranquilizar.

Temer minimizou o risco de perder o mandato em função da ação que pede a cassação da chapa presidencial, no TSE.

? Não estou preocupado. O que eu quero é que seja julgado. O ministro Herman Benjamin está cumprindo seu papel ?explicou, destacando enfaticamente os avanços econômicos ao ser novamente indagado se tinha “medo” de perder o mandato:

? Não. O que nós vamos fazer é levantar o país, a econjomia está numa onda excepcional. Vamos continuar trabalhando para levantar o país sem nos preocupar com esses outros fatos. A recuperação está melhor do que eu esperava. Nosso objetivo é colocar o país nos triolhos e vamos conseguir isso antes do fim do mandato.

Provocado pelo deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), comentou pela primeira vez sua mudança para o Alvorada que durou apenas uma semana. Heráclito disse tê-lo avisado que ele não aguentaria a vida no palácio presidencial.

? Eu não aguentei uma semana. Aquilo lá não tem cara de casa. E no mais, eu não sou dado a palácios. O Jaburu tem um jeitão de casa – ressaltando que só quer sair de lá daqui a um ano e dez meses.