Cotidiano

Tachão na canaleta

Desde o início da execução das obras do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), uma das dúvidas dos usuários do transporte coletivo de Cascavel é como será o tráfego de ônibus nas avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves. O projeto definiu uma canaleta exclusiva para ônibus, para dar agilidade aos coletivos.

Como evitar que outros veículos não utilizem a via e prejudique o fluxo dos ônibus? Mesmo com multas, não será difícil encontrar um motorista que use a faixa exclusiva para fazer ultrapassagens ou mesmo para se deslocar rapidamente.

De acordo com o secretário de Obras, Jorge Lange, possivelmente seja instalado “tachões” nas divisórias entre as faixas dos ônibus e a dos automóveis. “Difícil o motorista que vai arriscar transitar na canaleta com esses tachões” diz.

Mudanças

Lange diz que até maio de 2018, as linhas Eixo e Direta, entre os terminais Oeste e Leste, estarão operando pela Avenida Brasil. “Assim que os terminais Nordeste e Oeste estiverem prontos o sistema deve começar a funcionar parcialmente, faltando só a Avenida Tancredo”, ressalta.

Mas, para isso, nos próximos oito meses a prefeitura deve correr contra o tempo, pois Lange diz que há necessidade de contratar uma empresa especializada em BRT (sigla inglesa para Transito Rápido por Ônibus). Além disso, as concessionárias do transporte coletivo precisam adquirir os primeiros veículos adaptados ao corredor dentro desse período. Os ônibus terão a porta do lado esquerdo.

Barão quase pronta

As obras na região leste de Cascavel, na Avenida Barão do Rio Branco, estão praticamente prontas, o secretario de Obras Públicas garante que em aproximadamente dez dias a via estará concluída.

Outra obra em andamento dentro do PDI e diretamente ligada ao transporte coletivo é a execução do Terminal Nordeste, que deve ficar pronto no primeiro semestre de 2018.