RIO – O governo sueco está inovando suas estradas, com o objetivo de tornar o setor de transportes independente de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. Para reduzir as emissões de gases estufa lançadas no ar pelos caminhões que trafegam no país, a Suécia está testando a primeira autoestrada elétricas do planeta, ao Norte da capital, Estocolmo.
Nessa via, os veículos de carga são alimentados por uma rede elétrica “aérea”, que se conecta com mecanismos instalados sobre a boleia dos caminhões. Batizado de eHighway, o sistema está sendo testado em um trecho de dois quilômetros, na pista da lateral direita da estrada. Assim que o veículo entra nessa parte da via, o dispositivo é acionado automaticamente ao ser conecta à rede.
O trecho em teste foi inaugurado no último dia 22 de junho, e vem recebendo elogios de diversas partes do mundo. Enquanto está conectado à rede, o caminihão não pode passar de 90km/h. Se precisar fazer uma ultrapassagem, o motorista pode sair de sua pista, desconectando-se dos fios de eletricidade e voltando a se movimentar por diesel, e retornar à rede mais à frente.
A notícia mais importante é que, enquanto os veículos estão anexados à rede elétrica, eles não emitem dióxido de carbono e continuam rodando com eficiência.
– Estradas elétricas são uma peça a mais no quebra-cabeça do sistema de transportes, especialmente por tornar o setor de cargas pesadas livre de combustíveis fósseis a longo prazo. Este projeto também mostra a importância de todos os agentes na área cooperando – diz o diretor-geral da Agência de Energia da Suécia, Erik Brandsma.