NOVA YORK – A Starbucks planeja abrir 12 mil novos estabelecimentos em locais diferentes países nos próximos cinco anos para elevar o número total de cafeterias em quase 50%, o que indica que a maior rede de cafés do mundo ainda considera que uma expansão física constitui parte imporante de sua estratégia de crescimento. O objetivo busca inaugurar 5 mil cafés na China, informou a companhia em comunicado. A meta global levaria a um total de 37 mil lojas, um aumento de 48% frente ao nível atual.
A empresa com sede em Seattle apresentou seus planos a investidores nesta quarta-feira em Nova York, uma semana após anunciar que Howard Schultz, que transformou a companhia em marca global com 25 mil lojas, renunciará ao cargo de diretor-executivo em abril. A nova estratégia de crescimento ficará sob responsabilidade de Kevin Johnson, atual diretor de operações da companhia.
? São os primeiros tempos do crescimento e desenvolvimento da companhia ? afirmou Schultz aos investidores.
As ações da Starbucks acumulam queda de 4,3% este ano. Desde o anúncio da saída de Schultz, o recuo foi de 2%.
A empresa também apresentou suas metas financeiras para os próximos anos. A intenção é obter um crescimento anual de 10% nas receitas, uma expansão do lucro por ação entre 15% e 20%, além de um aumento das vendas comparáveis num percentual de nível médio de um dígito.
FOCO NA ALIMENTAÇÃO
O motor desse crescimento será o foco na comida. A companhia lançará novos produtos alimentícios no próximo ano. As vendas de sanduíches da rede duplicaram nos últimos quatro anos.
No ramo digital, a Starbucks vai incorporar um ?sistema de conversas para pedidos?, incrementado por inteligência artificial em seu aplicativo para dispositivos móveis,
? Há muito mais crescimento e mais oportunidades, aproveitamento de tecnologia e inovação, e isso se torna evidente no que fazemos ? sustentou Schultz.