Cotidiano

Spcine anuncia serviço de streaming de filmes brasileiros na RioContentMarket

SÃO PAULO ? A Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, anunciou na manhã desta quarta-feira, no Rio, o lançamento do SPVod, serviço de streaming para distribuição de longas brasileiros recentes e de catálogo, com ênfase na produção paulistana. O anúncio foi feito durante a feira de audiovisual RioContentMarket, que vai até sexta-feira.

Maurício Ramos, diretor presidente da Spcine, disse que o serviço tem previsão de lançamento para agosto, com 10 títulos. Ramos também disse que, nesse empreendimento, a empresa contará com a parceria da O2Play e a Hacklab.

? É uma demanda antiga do mercado ? disse Ramos. ? A ideia é disponibilizar a cinematografia recente e de catálogo por meio de um canal de distribuição próprio. E tornar o acesso a esses filmes mais fácil.

Segundo o diretor presidente da Spcine, o programa foi criado na gestão anterior, sob o ex-prefeito Fernando Haddad, mas tomou forma só agora, sob o prefeito João Dória e o secretário de Cultura, André Sturm.

? Eu apresentei o projeto para o secretário (de Cultura, André Sturm), que estava em gestação e ele me disse para ir adiante ? disse Ramos, que se manteve na empresa e foi guindado à direção. ? Agora, ele foi aperfeiçoado e tem uma forma.

De acordo com uma fonte que atuou na Spcine na gestão anterior, o projeto tem como objetivo atacar o problema do gargalo na distribuição de filmes brasileiros, que esbarra na falta de salas e do interesse dos distribuidores.

No mesmo painel, a Spcine falou sobre a Film Commission, que ganhou um aplicativo para desburocratizar os pedidos de filmagem na cidade de São Paulo. O aplicativo estará disponível para os sistemas Android e Apple.

? Você tem disponíveis informações sobre mais de 150 locações. Para os filmes publicitários, o prazo de obtenção da permissão é de até três dias e para produções de cinema de até oito dias ? afirmou Ramos.