SÃO FRANCISCO – A Snapchat Inc. tem 150 milhões de pessoas usando seu aplicativo por dia, segundo fontes próximas ao assunto consultadas pela Bloomberg. Isso faz com que o serviço de mensagens, criado há quatro anos por Jack Dorsey, mais popular que o Twitter em usuários ativos por dia.
O Snapchat tem crescido rapidamente, impulsionado pela sua popularidade entre os jovens. Em dezembro, o aplicativo tinha 110 milhões de usuários por dia, segundo as fontes sob condição de anonimato pois estavam desautorizadas a falar sobre números.
Já o Twitter, fundado em 2006 por Jack Dorsey, tem menos 140 milhões de usuários interagindo diariamente, segundo estimativa média de analistas compilada pela Bloomberg. O serviço de mensagens curtas já foi a maior rede social, atrás do Facebook, mas já foi ultrapassada por outros aplicativos, como Instagram, Messenger e WhatsApp ? todos da Facebook.
O Snapchat tem inovado nos meios de troca de mensagens, permitindo que os usuários enviem fotos e vídeos. Diariamente, o serviço cria filtros e máscaras diferentes para sobrepor às imagens. O aplicativo ainda permite acessar portais de notícias e acompanhar eventos ao vivo ao redor do mundo.
De acordo com fontes, o valor de mercado da Snapchat Inc. foi avaliado em US$ 18 bilhões após sua última rodada de financiamento. Segundo documento apresentado ao órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos nesta quinta-feira, o dinheiro arrecadado chegou a US$ 1,8 bilhão. O montante inclui US$ 650 milhões angariados no ano passado e um adicional de US$ 1,2 bilhão em 2016, segundo a fonte.
O Twitter tem mais de 310 milhões de usuários ativos por mês, segundo relatório financeiro mais recente. A companhia não revela quantos desse número acessam a rede diariamente, mas no terceiro trimestre, a empresa disse que cerca de 44% dos usuários mensais entram todo dia nos 20 principais mercados.
O diretor financeiro do Twitter, Anthony Noto, disse na época da divulgação dos dados, que esse percentual tem se mantido estável, mas afirmou que a empresa divulgaria qualquer mudança significativa. Desde então, não há atualização. Isso sugere um número de usuários diários de 136 milhões. As duas empresas se negaram a comentar.