Toledo – A Secretaria de Saúde de Toledo convoca os pais ou responsáveis por crianças com idade entre seis meses a cinco anos para levarem os filhos até as Unidades Básica de Saúde para a segunda dose da vacina contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e a Influenza B (subtipo Brisbane). O chamado é apenas para as crianças que tomaram a primeira dose em 2016. A campanha segue até a quinta-feira (30) e após não é possível garantir a imunização.
Segundo dados do Departamento de Vigilância em Saúde 660 crianças deveriam ter retornado para o reforço da vacina. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleonice Sarturi, explicou todas as crianças da faixa etária tiveram o prazo para o reforço anotado na carteira de vacinação. Depois do dia 30 a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) fará a redistribuição das doses para municípios onde houve falta de doses para os grupos prioritários, explicou a enfermeira.
Em Toledo foram distribuídas aproximadamente 30,5 mil doses e apenas o grupo das puérperas (mulheres com filhos menores de 45 dias) não atingiu a meta de imunização, ficando em 76%. Muitas vezes estas mulheres receberam enquanto eram gestantes não tendo a necessidade de repetir. Nas outras prioridades, a cobertura de crianças ficou em 82%, gestantes 80%, idosos 98% e profissionais de saúde 104%. Temos uma estimativa sobre os profissionais que atuam em unidades de saúde, porém existe um público flutuante formado por estagiários e outros profissionais que realizam serviços esporádicos e acabam recebendo a vacina, explicou Cleonice.
A meta era alcançar 80% da população inclusa nos grupos prioritários. Caso alguém se enquadre nos grupos e não se vacinou ainda, tem até o dia 30 para procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receber a imunização.