O debate com os agentes públicos que integram o sistema de justiça, acerca da desigualdade racial, da seletividade penal e do racismo institucional serão temas para o 1º Seminário sobre a Abordagem e Enfrentamento ao Racismo Institucional.
O evento acontece em Curitiba no dia 7 (terça-feira), e é organizado pela Secretaria estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania (Dedihc).
Serão debatidas questões baseadas na dificuldade de acesso a direitos pela população negra, demonstrada por indicadores sociais como escolaridade, renda e condições de moradia segundo o Censo 2010, além de dados sobre o número de adolescentes negros inseridos no Sistema Socioeducativo e da população carcerária do Estado.
O debate envolverá agentes de segurança pública, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, magistrados, agentes penitenciários, educadores sociais das Unidades Socioeducativas e profissionais auxiliares,
A promoção do evento é parte das ações previstas no convênio firmado em 2015 entre a Secretaria de Estado da Justiça e a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.
Este será o primeiro de cinco eventos presenciais regionalizados, a acontecerem este ano. Os demais serão em Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina e Maringá.
Cada evento compreenderá a carga horária de 8 horas. O 1º Seminário será gravado para disponibilização online, objetivando ampliar o acesso de pessoas interessadas no tema.
As inscrições serão pelo site do Dedihc – www.dedihc.pr.gov.br/
SERVIÇO: 1º Seminário Regional sobre Abordagem e Enfrentamento ao Racismo Institucional.
Data: 07 (terça-feira).
Horário: 8h30 17h30.
Local: Auditório Mário Lobo – Palácio das Araucárias – Rua Jacy Loureiro de Campos S/N, Curitiba PR.
Inscrições: www.dedihc.pr.gov.br/