RIO ? A Samsung, que ainda se recupera da retirada global de seus smartphones Galaxy Note 7, anunciou na sexta-feira que fará um recall de cerca de 2,8 milhões de máquinas de lavar roupa de alta capacidade nos Estados Unidos, após relatos de ferimentos. O recall envolve 34 modelos de máquinas de lavar fabricadas entre março de 2011 e novembro de 2016.
De acordo com a empresa, a parte superior das máquinas de lavar pode desprender-se inesperadamente do chassi durante o uso, representando um risco de lesões por impacto, disse a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA.
A empresa da Coreia do Sul recebeu nove denúncias de ferimentos, que incluíram fratura do maxilar e no ombro, além de quedas. A Samsung recebeu 733 relatos de consumidores. Na maioria deles, a lavadora apresentou vibração excessiva nas máquinas de lavar roupa ou de a tampa se soltou do chassi.
Você teve problemas com empresas ou serviços? Registre sua reclamação na Defesa do Consumidor
O topo das máquinas de lavar afetadas pode se separar quando um ciclo de rotação de alta velocidade é usado para lavar roupa de cama, itens resistentes à água ou volumosos, disse a Samsung.
A empresa também foi processada por alguns clientes americanos, que alegaram que suas máquinas “explodem durante o uso normal”. No final de setembro, a empresa foi notificada pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo americana.
A Samsung Brasil informou que o “problema não afeta modelos de lavadoras vendidos fora da América do Norte?.
Nos EUA, a Samsung ofereceu duas opções aos consumidores: a máquina de lavar poderá ser reparada e ganhar um ano de garantia extra, ou a empresa oferecerá um desconto de US$ 150 na compra de uma nova lavadora, seja ela da Samsung ou de marca concorrente. Os clientes que compraram a máquina no último mês poderáo obter reembolso integral.