Aberto gratuitamente à população há mais de 40 anos, com média de 20 mil visitantes por mês, o Zoológico de Cascavel já faz parte da história da cidade.
Nossa equipe de reportagem conversou com o gerente de vida silvestre e bem-estar animal do Zoo, Rodrigo Neca Ribeiro, para saber como está funcionando o atendimento, que agora funciona por meio de um cadastro.
“Para os visitantes é necessário um cadastramento. A gente fala agendamento, mas trata-se de alguns dados que devem ser preenchidos online com antecedência, ou até mesmo na hora da visita. Na entrada temos os guardas orientando e um QR Code para facilitar o acesso”, explica.
Clique aqui para acessar o site e fazer o seu cadastro para a visitação gratuita.
Nesta semana iniciam as obras de modernização do Recinto das Aves, que tornará Cascavel referência em qualidade de vida e bem-estar destes animais. Os trabalhos têm prazo de cinco meses para serem concluídos.
Com a obra, as aves terão mais espaço e poderão explorar mais a capacidade de voo. Serão quatro recintos com o pé direito de 6 a 9 metros de altura, que abrigarão várias aves, por exemplo, araras, papagaios, maritacas, siriemas, entre outros.
Para o gerente de vida silvestre e bem-estar animal do Zoo, Rodrigo Neca Ribeiro, o novo espaço alça Cascavel como referência de zoológico. “Isso é uma vitória, uma conquista para o Zoo, porque nós realmente estamos colocando o Zoológico de Cascavel num outro patamar. Recentemente, nós tivemos uma auditoria da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e todas essas mudanças já vêm sendo feitas com o objetivo de ganhar uma certificação de bem-estar animal, e isso é o reconhecimento de todo o trabalho e esforço da equipe do Zoo, da Secretaria do Meio Ambiente e da administração pública”, avalia.
Durante as obras de revitalização, o Recinto das Aves ficará fechado para visitação e os pássaros serão realocados em outro espaço do zoo.
O Zoológico de Cascavel conta com mais de 400 animais de 72 espécies. A unidade abre de terça a domingo, das 10h às 17h.